O atual técnico da seleção brasileira Mano Menezes prestou suas homenagens ao atacante Ronaldo, que anunciou sua aposentadoria nesta segunda-feira, no CT Joaquim Grava. Em seu site oficial, o ex-treinador do Corinthians acredita que o Fenômeno vai virar uma lenda do futebol.
Ele exaltou os fatos mais importantes da carreira do atleta, como os 15 gols em Copas do Mundo e os três troféus de melhor jogador do planeta, além de lembrar o amistoso que a seleção brasileira fez no Haiti, parando o país. "De agora para frente, vai virar lenda, vai se juntar a tantos outros grandes que nos encheram de alegrias com suas obras primas", escreveu.
Mano comandou o ex-camisa 9 do início de 2009 até a metade de 2010, quando assumiu o o Brasil, conquistando o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil na primeira temporada.
"Sua força individual contagiou a todos nós. Os resultados foram mais significativos no primeiro ano, mas sua vontade de ganhar qualquer disputa, inclusive as mais singelas apostas, explica a capacidade de sempre ressurgir, de superar o que superou em termos de lesões e de nunca se acomodar nas justificativas", explicou Mano, em alusão às duas lesões pela Inter de Milão.
Em 1999, o Fenômeno sofreu um rompimento parcial do tendão patelar e, em seu retorno aos campos, em 2000, rompeu completamente o local após apenas sete minutos de jogo contra a Lazio.
"Tenho firme na memória a imagem de vê-lo colocando bandagem, sentado em uma mesa de madeira, no então contêiner-vestiário do hoje CT corintiano, dias antes de ganharmos o Paulistão de maneira invicta e a Copa do Brasil de 2009. A simplicidade era de um iniciante", comentou.
O comandante da seleção brasileira pede aos torcedores que retribuam tudo que Ronaldo já fez, para minimizar a sensação de vazio que o ex-jogador sentirá, para que ele ressurja mais uma vez, em outra atividade.
"Espero relacionada com o futebol, fazendo o sucesso que sempre foi sua marca, a marca dos vencedores. Sumirão e surgirão amigos, fecharão e abrirão portas, perderás e ganharás título de presidência. Enfim, a vida vai continuar e ninguém mais do que você (Ronaldo) sabe disso, porque o ônibus continua saindo de São Cristovão, mas, para você embarcar, ele para em qualquer lugar", concluiu o treinador.