O técnico Mano Menezes divulgou nesta quarta-feira uma lista de 52 jogadores convocados para a disputa das Olimpíadas deste ano. Esta, porém, é apenas uma escolha preliminar, uma vez que a relação ainda sofrerá dois cortes até o dia 6 de julho, quando será divulgado o real grupo para a disputa da competição, que será disputada em Londres.
A extensa lista é uma determinação do Comitê Olímpico Internacional (COI). Na competição, o treinador da Seleção levará uma equipe sub-23, com a possibilidade de escolha de três jogadores acima desta faixa etária.
Entre estes, está Ronaldinho Gaúcho, que, embora não viva grande momento no Flamengo, é figura constante nas listas da equipe nacional. Outro contestado que está na lista é o goleiro Júlio César, da Inter de Milão. Mesmo convivendo com algumas falhas, o jogador disputa uma das três vagas entre os acima de 23 anos, que também conta com os zagueiros Thiago Silva e David Luiz, por exemplo. Kaká e Robinho, que poderiam brigar por uma destas vagas, não estão na lista
Entre equipes brasileiras, Atlético-MG, Vasco, Botafogo, Grêmio, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Santos, Internacional, São Paulo, Coritiba e Fluminense estão representados. Destacam-se entre os que jogam por estes times: Dedé, Ganso, Leandro Damião, Neymar, Lucas e Oscar.
Um fato curioso é que a lista, em princípio, fora divulgada com apenas 51 nomes. Pouco depois, a CBF corrigiu o erro e colocou o volante são-paulino Casemiro na lista, completando, desta forma, todos os convocados pelo treinador da Seleção Brasileira.
De acordo com nota divulgada no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no dia 8 de junho será divulgada uma nova lista, esta com 35 nomes. Os Jogos Olímpicos acontecem entre os dias 27 de julho e 12 de agosto. No torneio, a equipe de Mano Menezes tentará a conquista da inédita medalha de ouro.
Veja todos os 52 jogadores convocados por Mano Menezes
Adriano (Barcelona)
Alex Sandro (Porto)
Alexandre Pato (Milan)
Allan (Vasco)
André (Atlético-MG)
Bernard (Atlético-MG)
Bruno Uvini (Tottenham)
Daniel Alves (Barcelona)
Danilo (Porto)
David Luiz (Chelsea)
Dedé (Vasco)
Diego Alves (Valencia)
Douglas Costa (Shakthar Donetsk)
Dudu (Dínamo de Kiev)
Elias (Sporting)
Elkeson (Botafogo)
Fagner (Vasco)
Fernandinho (Shakthar Donetsk)
Fernando (Grêmio)
Gabriel (Cruzeiro)
Gabriel Silva (Novara)
Galhardo (Flamengo)
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Giuliano (Dnipro)
Henrique (Granada)
Hernanes (Lazio)
Hulk (Porto)
Jefferson (Botafogo)
Jonas (Valencia)
Juan (Internazionale)
Julio Cesar (Internazionale)
Leandro Damião (Internacional)
Lucas (São Paulo)
Lucas Mendes (Coritiba)
Luisão (Benfica)
Marcelo (Real Madrid)
Marquinhos (Corinthians)
Neto (Fiorentina)
Neymar (Santos)
Oscar (Internacional)
Philippe Coutinho (Espanyol)
Rafael (Manchester United)
Rafael Cabral (Santos)
Renan Ribeiro (Atlético Mineiro)
Romário (Internacional)
Rômulo (Vasco)
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)
Sandro (Tottenham)
Thiago Silva (Milan)
Wellington Nem (Fluminense)
Willian José (São Paulo)