Manaus foi escolhida para se juntar ao Rio de Janeiro, sede das próximas Olimpíadas, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Brasília como cidades-sede do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016. A expectativa criada pela ex-gestão estadual era de que a Arena Pantanal, em Cuiabá, também pudesse sediar estes jogos, porém, o local foi totalmente ignorado pelo Comitê Organizador. O estádio consumiu R$ 600 milhões, foi sede de quatro jogos da Copa do Mundo, porém, apresentou inúmeros problemas.
O anúncio da escolha de Manaus feito, hoje, na sede do Comitê Rio 2016, na Cidade Nova. O próximo passo é a Fifa aprovar as escolhas até março, quando os torcedores poderão realizar os pedidos de ingressos para as competições.
“A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) tem sido parceira e trabalhando junto a essas cidades. Os comitês organizadores têm ligação direta com todas as federações internacionais e propomos as sedes das competições. O futebol é o esporte mais importante do Brasil e do mundo. Vimos isso na Copa do Mundo. Tivemos a indicação de quatro cidades: São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Brasília. Depois de um trabalho profundo, o Comitê também aprovou Manaus. Nada é mais emblemático no mundo do que a Amazonas. Os Jogos são do Brasil, realizados no Rio. Ficamos contentes em encaminhar Manaus para Fifa. Essa é a proposta do Comitê. Agora nós aguardaremos”, declarou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
O governador do Amazonas, José Melo, já havia antecipado na última quarta-feira que Manaus seria a escolhida pelo Comitê Rio 2016. As outras cidades já estavam previamente definidas para receber o futebol. Agora resta saber o palco das partidas em São Paulo. Na briga estão: a Arena Corinthians e o Palestra Itália, sendo que a casa alvinegra é a favorita por já ter abrigado os jogos da Copa do Mundo, ano passado. Na Cidade Maravilhosa, também há a indefinição se o Engenhão vai receber os duelos, além do atletismo. Por enquanto, o Maracanã é o favorito.
Arena Amazônia (Manaus), Arena Fonte Nova (Salvador), Mineirão (Belo Horizonte) e Mané Garrincha (Brasília), foram utilizados na Copa do Mundo e estão garantidos no Rio 2016.
O futebol masculino nas Olimpíadas vai do dia 4 ao 20 de agosto e terá 16 seleções divididas em quatro chaves na primeira fase. Na versão feminina, o torneio terá 12 times dispersos em três grupos, com início marcado para o dia 3 – dois dias antes da abertura dos Jogos.
A capital carioca vai abrigar uma chave do torneio masculino e outra no feminino. O Comitê dos Jogos pediu ao presidente da CBF, José Maria Marin, que verificasse com a Fifa a possibilidade do sorteio das chaves ser realizado no Brasil.