O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, se sentiu “em casa” na vistoria da Federação Internacional de Futebol Associados (FIFA) à Cuiabá. Teixeira disse que sua passagem pela capital de Mato Grosso foi muito prazerosa. “É um prazer estar em Cuiabá e acompanhar essa vistoria”, disse. O mandatário da CBF rechaçou qualquer boato de que a decisão sobre as cidades sede já havia sido tomada. “Estão falando muitas barbaridades. A FIFA é uma entidade séria, toma decisões técnicas, não usaria fantoches. Todas as 17 cidades que estão sendo vistoriadas tem chances”, ressaltou.
Teixeira lembrou que os inspetores da FIFA, Thierry Weil, Dick Wiles, Fulvio Danilas e Carlos de La Corte, vão sugerir as 12 subsedes e que a decisão final será anunciada em Zurique, no dia 20 de março. “As vistorias vão ser feitas até o dia sete desse mês, a decisão sai dia 20 de março, em Zurique”, disse. O presidente da CBF explicou que só serão definidas as cidades, mas não os jogos. “Só poderemos definir os jogos após as eliminatórias”, concluiu.
Blairo Maggi, governador de Mato Grosso, reforçou que o projeto pró-Copa de Cuiabá vem sendo preparado desde 2007 e agradeceu aos inspetores da FIFA e da CBF. “Apresentamos nosso projeto, que começou em novembro de 2007. Nosso País é moderno, tem crescido e Mato Grosso está inserido nesse contexto, tenho certeza que seremos sede da Copa”, afirmou. O governador terminou sua declaração com muito entusiasmo e otimismo. “Cuiabá vai ter duas histórias; o antes e o depois da Copa”, garantiu.
Presente na coletiva, o prefeito de Cuiabá Wilson Santos, olhando para Ricardo Teixeira, garantiu que todos os pedidos do presidente da CBF serão atendidos e que espera fortalecer e criar uma grande parceria. “O que precisar conte conosco. Seremos um aliado de rocha e o senhor será nosso timoneiro”, completou. Wilson fez uma possível revelação, ao dizer que Teixeira teria deixado de assumir a presidência da FIFA para trazer a Copa do Mundo de 2014 para o Brasil.
O prefeito revelou estar muito satisfeito em poder ter mostrado o que ele chamou de “uma pontinha do Pantanal aos inspetores da entidade máxima do futebol mundial. “Eles viram uma pontinha do Pantanal, em Santo Antônio do Leverger, viram capivaras e ficaram impressionados com as grandes Avenidas de Cuiabá como a Avenida das Torres, do CPA, Fernando Corrêa, o Verdão e o Rio Cuiabá. Wilson lembrou que o ex-presidente do País, o cuiabano Eurico Gaspar Dutra, foi um dos responsáveis pela Copa de 1950 no Brasil e que o dia 20 de março será histórico. “No dia 20 o senhor e o governador estarão em Zurique para esse dia que entrará para a história. A Copa vem para Cuiabá”, afirmou.
O prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos ressaltou o trabalho de união que foi feito entre os políticos de Cuiabá e Várzea Grande e também da população. “Trabalhamos juntos, a população foi às ruas, acreditando nesse grande evento.vamos trazer a Copa do Mundo para Cuiabá”, disse.
Após a coletiva de imprensa, a comitiva seguiu para o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, de onde foi para Rio Branco.