O Macaé conseguiu importante resultado neste sábado ao vencer por 3 a 1 o ABC, no Cláudio Moacyr. Com o triunfo, os cariocas chegaram a 34 pontos e abriram oito da zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro. Já o time potiguar segue na degola, com apenas 23, e estão muito perto de cair para a Série C.
No primeiro tempo, o Macaé teve mais posse de bola, mas foi o ABC que foi para o intervalo a frente no placar com gol de Edno. Na etapa final, os donos da casa chegaram ao empate com Juninho, em lance sem querer. Depois, os cariocas viraram com Pipico e Fernando Neto, para garantir os três pontos no Cláudio Moacyr.
Na próxima rodada, o Macaé encara o América-MG, na terça-feira, em Belo Horizonte. No mesmo dia, o ABC terá pela frente o Atlético-GO, em Natal.
O jogo – O Macaé começou a partida pressionando o ABC em seu campo. No entanto, os donos da casa tinham dificuldade em passar pela marcação potiguar. Os cariocas chegaram a marcar aos quatro minutos, mas o gol de Aloísio foi anulado porque o meia ajeitou a bola com a mão antes de finalizar.
O ABC só conseguiu finalizar pela primeira vez aos 21 minutos. Romarinho chutou da entrada da área, mas Rafael fez a defesa com segurança. A resposta do Macaé veio em seguida. Após cruzamento, Gedeil apareceu de surpresa, só que cabeceou por cima do gol.
O panorama da partida seguiu o mesmo até os minutos finais. O Macaé continuava insistindo, principalmente nas jogadas aéreas. Já o ABC tentava surpreender nos contra-ataques. Os visitantes conseguiram chegar ao gol, aos 43 minutos. Após cobrança de escanteio, Edno subiu sozinho para cabecear para a rede e dar a vantagem para a equipe potiguar no intervalo.
No segundo tempo, o ABC voltou melhor e impediu uma possível pressão do Macaé. Os visitantes quase ampliaram o placar logo com dois minutos, em chute de Fábio Bahia. Depois, aos seis, Ednei cobrou falta na trave de Rafael, que apenas ficou olhando.
O Macaé conseguiu chegar ao empate em nove minutos, em um lance de sorte. Juninho cruzou pela direita, a bola passou por todo mundo e acabou indo para a rede.
O gol animou os cariocas, que quase ampliaram no minuto seguinte. Anderson Manga chutou cruzado pela direita, mas Saulo estava atento para fazer boa defesa. Logo depois, o atacante do Macaé foi expulso após confusão com o lateral Michel, do ABC, que também recebeu o cartão vermelho. Assim, as duas equipes ficaram com dez homens em campo.
Os donos da casa cresceram e criaram nova chance aos 15 minutos. Pipico recebeu passe na entrada da área, só que chutou em cima do goleiro Saulo. O ABC respondeu somente cinco minutos depois. Após boa troca de passes, a bola sobrou para Edno, mas o atacante chutou para fora.
A partir daí, o confronto ficou aberto, com os dois times em busca da vitória. O Macaé chegou ao gol aos 29 minutos. Fernando Neto, que havia acabado de entrar, cruzou pela esquerda e Pipico apareceu para finalizar para a rede.
Antes que o ABC pudesse pensar em empate, o Macaé garantiu a vitória aos 31 minutos. Em contra-ataque rápido, Fernando Neto recebeu passe e finalizou para o gol. O goleiro Saulo ainda encostou na bola, mas não impediu o terceiro gol dos donos da casa.
O novo revés foi sentido pelos visitantes, que não tiveram mais força para reagir. O Macaé ainda desperdiçou algumas chances de marcar, mas pode comemorar a vitória após o apito final do árbitro.