O Luverdense acaba de perder para o Bahia, por 1 a 0, no estádio Fonte Nova, em Salvador (BA). O gol foi marcado no final do segundo tempo, aos 41 minutos, por João Leonardo, após jogada de Jacó pelo lado direito. O resultado deixa, momentaneamente, o Verdão na 16ª colocação, com 8 pontos, a uma posição da zona de rebaixamento. O time mato-grossense amarga a terceira derrota consecutiva e ganha apenas nos critérios de desempate do Atlético Goianense, última equipe do Z4. O Bahia, por outro lado, subiu quatro posições e fica em 3º lugar, com 18 pontos.
O próximo jogo do Luverdense será contra o Ceará, na terça-feira (30), às 21h30, no estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde. O Bahia, por outro lado, volta a campo somente no próximo sábado (4), às 15h30, fora de casa, contra o Vitória, no Barradão.
O jogo – se aproximando da zona de rebaixamento, o Luverdense entrou em campo precisando do resultado para quebrar uma série de três jogos sem vencer no campeonato. Porém, o Verdão encontrava dificuldades para sair jogando, visto que o Bahia pressionava no campo ofensivo. Se não conseguia criar jogadas, foi em bola parada que surgiu a primeira oportunidade para o LEC. Paulinho levantou na área, aos 5 minutos, e Montoya ajeitou para o meio da área, mas a zaga tricolor conseguiu afastar.
Aos 8 minutos, Paulinho repetiu a jogada e alçou na área. O volante Lázaro conseguiu cabecear, mas o juiz acabou marcando falta. Aos 10 minutos o Bahia respondeu com Kieza. O artilheiro tricolor recebeu na entrada da área e finalizou, mas o assistente marcou impedimento, o que causou revolta na torcida baiana. Aos 12 minutos, Tony apareceu livre pela direita e cruzou para Jacó completar. O goleiro do Luverdense fechou o ângulo e evitou o primeiro gol dos donos da casa.
O tricolor atacava e o Luverdense se defendia como podia. A estratégia quase resultou em prejuízo para o Verdão aos 22 minutos. Kieza recebeu entre os zagueiros, avançou sozinho e “tirou” do goleiro Edson. A bola bateu na trave e saiu pela linha de fundo. Com o aumento na chuva que caía na Fonte Nova, o jogo diminuiu de ritmo. E foi o Luverdense que tratou de incendiar a partida novamente, aos 31 minutos, em sua primeira boa oportunidade. Alípio escapou no contra-ataque, avançou para dentro da grande área, ajeitou e bateu de esquerda. Quase em cima da linha, a zaga salvou.
Aos 37 minutos, a zaga baiana bobeou e a bola sobrou para o atacante Diego Rosa. O jogador viu Douglas Pires adiantado e bateu por cobertura. Com a ponta dos dedos, o arqueiro jogou para escanteio. O Bahia respondeu aos 40. Pela esquerda, Marlon cortou para o meio e finalizou rasteiro. Edson, atento, fez a defesa. Na sequência, a zaga afastou. 1 minuto depois, após cruzamento pelo lado direito, a bola sobrou para Tiago Real finalizar pelo lado esquerdo. Mais uma vez, o goleiro do Verdão salvou. No último minuto antes do intervalo, o LEC teve outra chance. Michel finalizou uma bola “venenosa” de longe. Douglas Pires espalmou para o meio da área, Diego Rosa completou para o gol, mas o goleiro se recuperou e defendeu a tempo.
Durante o intervalo, Júnior Rocha sacou Muralha e colocou Ricardo em campo. Entretanto, foi o Bahia que começou indo para cima. Logo aos 2 minutos, cruzamento na área e Kieza chegou atrasado para marcar. Na sequência, Souza finalizou de longe e o goleiro Edson fez a defesa. Aos 9 minutos, nova chance para o time mandante. Pittoni lançou Tony pela direita, que cortou para dentro e bateu de esquerda. A bola bateu em Everton e, em seguida, a zaga afastou. O técnico do Luverdense, então, tirou Lázaro e colocou o lateral Raphinha.
Aos 17, o Verdão tentou pela direita, após cruzamento de Diego Rosa. A bola foi rasteira e parou nas mãos do goleiro adversário. Em seguida, o técnico do Bahia, Sérgio Soares, trocou um lateral por outro, sacando Tony para a entrada de Adriano Apodi. Júnior Rocha, por outro lado, decidiu reforçar a criação de jogadas, tirando o atacante Alípio e colocando o meia Deyvid Sacconi.
A alteração deixou o time mato-grossense mais compacto na defesa e mostrou que Rocha pretendia segurar o empate. Aos 27 minutos, no entanto, o Verdão quase pagou um preço caro. Souza cobrou na entrada da área, Maxi Biancuchi tentou desviar e acabou não encostando na bola, que, mesmo assim, passou muito perto do gol. Sérgio Soares, logo em seguida, tirou o meia Souza e colocou outro jogador do setor, Rômulo. Aos 33 minutos, o Bahia teve chance de bola parada. Pittoni bateu falta pelo lado direito da barreira, mas a bola saiu pela linha de fundo.
O Luverdense, decidido a manter o empate, passou a jogar com a equipe no setor defensivo, esperando um possível contra-ataque. O Bahia, por outro lado, queria a vitória e decidiu ir com tudo para cima do Verdão. Aos 37 minutos, Sérgio Soares tirou o lateral Marlon e colocou o atacante João Leonardo. 2 minutos depois, Sacconi cobrou escanteio na cabeça de Osman, que teve a chance de abrir o placar para o Luverdense. A bola passou perto da trave. O “castigo” veio 2 minutos mais tarde. Jacó fez jogada pela direita e passou para João Leonardo. O jogador que havia acabado de entrar pegou “de primeira” e estufou a rede do goleiro Edson. 1 a 0 para o Bahia.
Com 4 minutos de acréscimo, o time baiano soube administrar a partida, que seguiu para o final sem maiores chances.
(Atualizada às 17h45)