O Luverdense Esporte Clube, que disputou a Copa do Brasil sete vezes, tem três títulos estaduais, um da Copa Verde e esteve na Série C e B, é o clube melhor ranqueado de Mato Grosso. O Cuiabá, que atual campeão Mato-grossense e garantiu o acesso a Série B do próximo ano, é o segundo. Já o tradicional Mixto Esporte Clube, com maior número de títulos em Mato Grosso (24), e que neste ano conquistou vaga na Copa do Brasil após ser campeão da Copa FMF, amarga o último lugar dos 248 clubes do País – ao lado de outros igualmente -com ranking ruim devido às últimas campanhas.
As informações são da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que encerrou as atividades da temporada 2018, divulgando o tradicional ranking atualizado de clubes filiados. O Palmeiras lidera o ranking nacional. Segundo a lista o terceiro do ranking em Mato Grosso é o Sinop, seguido por Dom Bosco, Araguaia e União.
Para se igualar ao União, que tem mais participações na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro, o Mixto teria que vencer o Estadual de 2019 e ficar entre os quatro numa eventual disputa na Série D.
A última participação do Mixto na Copa do Brasil, foi em 2001, quando foi eliminado pelo Paraná Clube. Em 2009, ficou em sexto lugar na Série D.