O julgamento do recurso do Luverdense junto ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) contra suposta combinação de resultado no jogo entre Barra do Garças e União de Rondonópolis, pelo campeonato estadual deste ano, em 27 de abril, será hoje, às 19h30, na Federação Mato-grossense de Futebol (FMF). A diretoria, jogadores e torcedores aguardam com expectativa o resultado porque o time de Lucas do Rio Verde, pode ganhar a vaga do União e disputar a Copa do Brasil, contra o Internacional, de Porto Alegre.
A ação foi protocolada baseada nas declarações do árbitro Maurício Aparecido Siqueira, em entrevista concedida na Rádio Cultura de Cuiabá, no dia 28 de abril, um dia após a realização do jogo suspeito. Sentindo-se prejudicado com os fatos ocorridos naquela ocasião, o clube decidiu entrar na justiça, fundamentado nos termos do artigo 34 parágrafo 2° do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), com a finalidade de coibir atitudes anti-desportivas no futebol de Mato Grosso.
Conforme a denúncia, os dois times teriam retardado o começo da partida em 21 minutos, o que deu chances de saber o resultado do jogo entre Luverdense e Mixto, que acontecia ao mesmo tempo, em Lucas. Ao saber que o Mixto vencia por 1 a 0 e o Barra, mesmo com a vitória que estava conseguindo, ficaria fora da final, teria ‘amolecido’ o jogo e permitido a virada do União, que veio a disputar a decisão contra o Mixto, ficando vice-campeão e garantindo vaga na Copa do Brasil.
O julgamento havia sido marcado para o dia 28 de agosto, mas houve pedido de vistas, foi adiado e remarcado para hoje. Os dois jogos entre União e Internacional, pelo torneio promovido pela CBF, estão marcados para 18 de fevereiro, em Mato Grosso, e 4 de março, em Porto Alegre, caso haja a partida de volta.