Lucas do Rio Verde foi uma das cidades escolhidas para sediar o Festival Paralímpico Loterias Caixa. A primeira etapa será no dia 14 de junho, das 8h às 11h, no ginásio de Esportes Didé Martins. Já a segunda etapa está marcada para o dia 20 de setembro, em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (21) e também o Dia do Atleta Paralímpico (22).
O evento esportivo é voltado para crianças e jovens, com e sem deficiência. Podem participar pessoas com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, Síndrome de Down e espectros como o autismo. O festival acontecerá simultaneamente em 120 cidades, distribuídas nas 27 unidades federativas do país.
Serão ofertadas as seguintes modalidades: paratletismo, voleibol sentado e parabadminton. As inscrições podem ser feitas via formulário disponível no site da prefeitura.
O festival, sem cunho competitivo, visa estimular a atividade esportiva, de forma lúdica, envolvendo crianças com e sem deficiência. “Não é uma competição, e sim um momento de convivência, conhecimento e prática de outras modalidades paralímpicas, então tem um caráter bem lúdico e colorido. Nossa expectativa é que outras cidades venham participar, reunindo o maior número de atletas no festival”, acrescentou a professora Luciana Mafra Stefanello.