Depois de ficar no banco de reservas no meio de semana pela Copa do Brasil, o uruguaio Loco Abreu deu a volta por cima neste sábado. Com três gols e um pênalti desperdiçado, o atacante foi o principal destaque na vitória do Botafogo por 4 a 2 sobre o Bangu, pela semifinal da Taça Rio. Com o resultado, os alvinegros esperam seu adversário no confronto entre Flamengo e Vasco, neste domingo, no Engenhão.
O Botafogo foi melhor durante toda a partida, mas teve dificuldade no início. Os alvinegros só abriram o placar na parte final do primeiro tempo, com Loco Abreu, aproveitando desvio em cruzamento. Na etapa final, o uruguaio aumentou a vantagem da equipe após aproveitar falta cobrada na área. O Bangu diminuiu depois que Lucas cabeceou para a própria rede.
No entanto, novamente Loco Abreu, de cabeça, marcou seu terceiro para deixar o time de General Severiano com boa vantagem. Só que o Bangu voltou a diminuir o placar, com Sérgio Junior. No entanto, os banguenes ficaram com um a menos quando Thiago Galhardo foi expulso. Antes do fim, Loco Abreu ainda perdeu um pênalti, mas saiu de campo substituído ovacioando pelos torcedores. Nos acréscimos, Maicosuel deu números finais a semifinal.
O jogo – O Botafogo começou a partida pressionando o Bangu. Tanto que no primeiro minuto quase abriu o placar no Engenhão. Após escorada de cabeça de Loco Abreu, Andrezinho apareceu dentro da área e chutou colocado. No entanto, o goleiro Willian Alves estava atento e espalmou a bola para fora da área.
Só que depois do lance inicial, o Botafogo passou a ter dificuldade em criar boas jogadas por conta dos muitos erros. Com isso, o Bangu aproveitou para se avnturar ao ataque, mas também não levava perigo a Jefferson. Somente aos 15 minutos, os alvinegros conseguiram chegar próximo do gol. Após cruzamento, Fellype Gabriel apareceu sozinho, ma cabeceou para fora.
A resposta do Bangu veio quatro minutos depois. Em contra-ataque rápido, Renan Oliveira cruzou rasteiro para o meio da área. Thiago Gahhardo apareceu livre, mas finalizou por cima do travessão. O Botafogo não se intimidou e Andrezinho arriscou de longe no lance seguinte. A bola quicou no gramado molhado e obrigou Willian Alves a espalmar para tirar o perigo.
Depois da parada técnica, o Botafogo voltou melhor e passou a chegar com mais facilidade ao ataque, criando boas chances. Tanto que aos 27 minutos, em um avanço rápido, Loco Abreu tocou para o meio da área para Fábio Ferreira, que vinha como surpresa. No entanto, o zagueiro finalizou muito mal, por cima do gol de Willian Alves.
De tanto insistir, o Botafogo conseguiu abrir o placar aos 39 minutos. Após cobrança de escanteio, Marcelo Mattos escorou e a bola sobrou para Loco Abreu, livre, só colocar para a rede.
Mesmo depois do gol, os alvinegros seguiram melhores e tentaram marcar o segundo nos minutos finais. No entanto, o Botafogo teve que contentar com a vitória mínima no intervalo.
O segundo tempo iniciou da mesma maneira da etapa inicial. No entanto, desta vez, o Botafogo conseguiu marcar logo com dois minutos. Em falta cobrada na área, Loco Abreu se antecipou ao goleiro Willian Alves e cabeceou para a rede para fazer seu segundo gol na partida.
Quando parecia que a vitória estava garantida, uma falha individual colocou o Bangu de volta no jogo. Aos sete minutos, Thiago Galhardo cruzou, o lateral direito Lucas foi tentar cortar, mas acabou cabeceando errado e colocando para a própria rede.
O gol animou o Bangu, que se arriscou mais no ataque e chegou a desperdiçar boa chance com Gedeílson. No entanto, quem marcou foi o Botafogo, aos 14 minutos. Maicosuel fez belo cruzamento para Loco Abreu, que chegou na velocidade na área e cabeceou sem chance para Willian Alves.
Depois do terceiro gol, o Botafogo diminuiu o ritmo, mas seguia buscando o ataque. O Bangu sentiu o revés, mas em um lance isolado conseguiu diminuir novamente o placar no Engenhão. Aos 25 minutos, Sérgio Junior foi lançado, levou a melhor sobre o goleiro Jefferson e só teve o trabalho de colocar para a rede.
Assim como no primeiro gol banguense, o jogo tomou contornos de dramaticidade. Andrezinho, pelo Botafogo, e Sérgio Junior, pelo Bangu, quase marcaram. Só que aos 30 minutos, o meia Thiago Galhardo recebeu o segundo cartão amarelo e dseixou a equipe da Zona Oeste com um homem a menos. Cinco minutos depois, os alvinegros tiveram a chance de confirmar a vitória. Lucas foi puxado na área e o arbitro marcou pênalti. No entanto, Loco Abreu cobrou para fora e desperdiçou mais uma penalidade na temporada.
O Botafogo seguia dominando a partida e quase ampliou aos 36 minutos. Andrezinho foi lançado, passou pelo goleiro e tocou para gol. Só que a zaga do bangu estava atenta e tirou o que seria o quarto gol alvinegro. Nos minutos finais, o Bangu ainda tentou incomodar, mas viu a equipe de General Severiano fazer o quarto nos acréscimos com Maicosuel para dar números finais ao confronto.