A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), em conjunto com a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) e com o Banco do Brasil – patrocinador oficial do voleibol brasileiro – definiram as três cidades que receberão os jogos da seleção brasileira masculina adulta na Liga Mundial 2007. Os torcedores de Cuiabá, São Paulo e Belo Horizonte já podem comemorar.
Será a primeira vez que Cuiabá receberá uma etapa da Liga Mundial. As partidas marcarão a inauguração do ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins, com capacidade para 12 mil torcedores. A cidade já recebeu com sucesso as finais da Liga Nacional de 2005 e o Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia em 2006.
A Liga Mundial de 2006 foi um sucesso de público no Brasil. Nas seis partidas disputadas em solo nacional, compareceram 80.048 pessoas. Foi o país que levou mais torcedores aos ginásios durante a fase classificatória. Para se ter uma idéia, a Polônia, segunda colocada no ranking de público oficial da Liga Mundial, levou 51.895 torcedores aos ginásios. O Brasil teve uma média de 13.341 torcedores por partida em casa.
Cuiabá passou a ser considerada forte candidata a sede de uma das etapas do mundial desde o lançamento das obras de construção do ginásio Aecim Tocantins, realizado pelo Governador Blairo Maggi, no início de abril. Desde então, os esforços do Governo do Estado estiveram voltados para a vinda da seleção brasileira nas disputas pelo mundial, o que lançaria Mato Grosso no circuito nacional e internacional do esporte.
O acelerado ritmo das obras, somado ao seu sofisticado projeto arquitetônico, previamente avaliado e endossado por técnicos da Confederação Brasileira de Vôlei(CBV), levaram o governador a ratificar seu manifesto pela vinda da seleção com a assinatura do protocolo de intenções, em meados de outubro.
A partir de então, Cuiabá passou a disputar com outras sete fortes candidatas uma das três fases brasileiras. Entre as tradicionais capitais sedes estavam: São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Goiânia, Rio de Janeiro e Campo Grande.
Estrutura – Entre alguns dos itens exigidos pela Federação Internacional de Vôlei quanto a estrutura poliesportiva das cidades proponentes, estão, capacidade de público acima de 8.000 pessoas, sala de imprensa, itens de segurança, qualidade da estrutura física, entre outras necessidades fundamentais, além da logística para hospedagem, alimentação, transporte local e segurança dos jogadores.
Sede Brasileira da Liga Mundial 2007
Brasil X Finlândia
01 a 03 de Junho – Ginásio Poliesportivo Prof. Aecim Tocantins – Cuiabá/MT
Capacidade: 12 .000 pessoas
Brasil X Coréia do Sul
08 a 10 de Junho – Ginásio do Ibirapuera – São Paulo/SP
Capacidade: 10.999 pessoas
Brasil X Canadá
15 a 17 de Junho – Ginásio do Mineirinho – Belo Horizonte/MG
Capacidade: 17.917 torcedores