O Corinthians deixou de lado o clássico contra o São Paulo, que será disputado amanhã e derrotou o Paraná por 1 a 0, neste sábado, no estádio do Pacaembu, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com a vitória, o time paulista, que acumula 15 jogos sem perder em partidas pelo Nacional e Copa Sul-Americana, retomou os seis pontos de diferença para o segundo colocado Goiás, que venceu o Brasiliense por 2 a 1, na sexta-feira. O Corinthians soma 66 pontos, enquanto o adversário goiano tem 60.
A diferença pode aumentar ainda mais caso o Corinthians passe pelo São Paulo, na segunda-feira, em partida remarcada pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) devido ao escândalo de arbitragem.
O Paraná, que conheceu sua segunda derrota seguida, soma 51 pontos. A equipe paranaense volta a atuar pelo Campeonato Brasileiro na próxima quinta-feira (27) contra o São Caetano, no Pinheirão.
Jogo
A estratégia do treinador do Corinthians, Antônio Lopes, de pressionar o time paranaense desde o início do jogo foi notada apenas no primeiro tempo, quando o elenco teve fôlego. Na partida deste sábado, a equipe paulista começou a demonstrar os primeiros sinais de cansaço.
Enquanto o preparo físico ajudou, o Corinthians jogou melhor. Logo aos 3min, Nilmar ganhou da defesa e cruzou para Tevez, que quase abriu o placar.
Foi com a participação da dupla de ataque que o time paulista saiu em vantagem aos 13min do primeiro tempo. Nilmar escapou pela direita e bateu cruzado. O goleiro do Paraná, Flávio, fez a defesa, porém Tevez, livre dentro da área, aproveitou o rebote e tocou para o fundo da rede.
Por outro lado, o Paraná aceitou a superioridade corintiana nos primeiros 45 minutos. Em nenhum momento anulou os principais jogadores da equipe paulista. Roger, Tevez, Nilmar e Rosinei tiveram total liberdade para chegar ao gol de Flávio. Um placar mais elástico ainda na etapa inicial só não ocorreu porque o time corintiano falhou na finalização.
Só que o Corinthians voltou diferente na etapa final. A equipe atuou recuada à espera de encaixar algum contra-ataque e não conseguiu imprimir a mesma velocidade da etapa inicial. Aos poucos o cansaço dos jogos sucessivos começou a ficar evidente no time de Antônio Lopes.
Já o Paraná adiantou sua marcação e teve maior tempo com a posse de bola. Para sorte do Corinthians, o adversário desperdiçou chance clara, aos 40min, quando Fábio Costa evitou gol de empate após chute de André Dias dentro da pequena área. O goleiro corintiano ainda fez defesa difícil aos 48min.
O treinador corintiano substituiu os jogadores mais cansados –Roger, Eduardo e Nilmar. Mas nem as entradas Hugo, Coelho e Carlos Alberto foram suficiente para melhorar o rendimento do time, que conquistou sua 20ª vitória no Nacional.