O técnico José Roberto Guimarães convocou a levantadora Ana Tiemi, que começou sua carreira em Nova Mutum e ganhou projeção nacional no Osasco (SP), para integrar a seleção brasileira adulta feminina de vôlei que disputará a Copa Pan-Americana, nos Estados Unidos. A adversária da estréia é a seleção do Canadá. Ana Tiemi também fez parte da seleção que dispurou, este mês, o Montreux Volley Masters, na Suíça, e conquistou o pentacampeonato. Ela disputa a vaga com Dani Lins, que também se destacou na competição.
Dos cinco adversários da primeira fase do Pan-Americano, a República Dominicana foi apontada pelo técnico José Roberto Guimarães como principal adversária da seleção. "Faz parte do nosso planejamento participar do maior número possível de competições, principalmente, porque daqui a pouco disputaremos a seletiva para o Mundial de 2010. A República Dominicana é treinada pelo Marquinhos (Marcos Kwieck, ex-assistente na seleção brasileira), tem um nível muito bom e vai ser um bom teste", diz Zé Roberto, através da assessoria.
A seleção brasileira está no grupo B, e além do Canadá e da República Dominicana, jogará contra a Colômbia (27), Argentina (28) e Trinidad e Tobago (29). Na chave A jogarão Estados Unidos, Porto Rico, Peru, Guatemala, México e Costa Rica. O primeiro colocado de cada uma das duas chaves avançará direto para as semifinais, no dia 3 de julho. A decisão do título acontecerá no dia 4 de julho.
Após a Copa Pan-Americana, a segunda das sete competições do ano, a equipe irá se preparar para o Torneio Classificatório do Mundial 2010, que acontecerá na cidade mineira de Contagem, entre os dias 22 e 26 de julho.