A convocação do meia-atacante Lucas para o amistoso da Seleção Brasileira contra a Bósnia, no próximo dia 28, continua irritando o técnico Emerson Leão. Sem poder contar com seu camisa 7 no clássico diante do Palmeiras, dois dias antes, o treinador perdeu a linha e falou grosso nesta sexta-feira, após o treino no CT da Barra Funda.
"Acho incrível, inaceitável, inadmissível que só uma equipe tenha que ceder atleta. Nós somos o único clube que cede na hora certa, no dia certo. A desculpa de televisão, de aluguel é pior que qualquer outra coisa. Para evitar esse desgaste é simples: "Data Fifa" não tem campeonato. Ou convoca todos do exterior, ninguém daqui. Pronto, está simplificado. Agora tira do clássico para jogar com quem? Bósnia… é piada pronta", discursou o treinador do São Paulo.
Lucas é o único jogador de clubes brasileiros que ficará fora de uma rodada do Estadual. O Santos, que teve duas partidas adiadas pela Federação Paulista de Futebol, levará seus três convocados – Neymar, Ganso e Rafael – em voo fretado, no domingo, condição com a qual o São Paulo concordou, mas a CBF preferiu não aceitar. Já Dedé, zagueiro do Vasco, foi liberado para a disputa da final da Taça Guanabara contra o Fluminense.
"Ele foi retirado, essa é a palavra certa, retirado, do nosso time. Mais ninguém viveu isso. Justificativas têm aos montes. Nunca se chega à final se não tiver semifinal, isso explica a situação do Dedé. Para poder chegar à final temos que vencer o Palmeiras. Mas tem uma coisa, a CBF deve milhões ao nosso clube e isso nunca vi acontecer. Dizem que ia sair, dizem que ia ficar, espero que saia", disse Emerson Leão em relação ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que pode estar prestes a renunciar ao cargo.
A irritação do comandante do Tricolor é em virtude da boa fase que vive Lucas com a camisa do São Paulo, mas principalmente ao fato de que nenhum outro time brasileiro vive drama semelhante com convocações: "O Lucas representa muito, pela vivacidade, pelo respeito do adversário em relação a ele, pela habilidade, velocidade. Eu dei muitos adjetivos, é um dos principais atletas da nossa equipe. Por isso".
Acusação – Leão ainda polemizou ao revelar que a CBF teria feito uma reunião com representantes de outras federações e requisitado ao São Paulo que tentasse forçar o recebimento de cartões amarelos. Dessa forma, o "barulho" em torno da convocação seria diminuído: "Sei que foi falado isso: por que o Lucas não toma cartão amarelo e fica fora do clássico? Discutiram isso. É o fim do mundo".