A goleada por 4 a 0 sofrida diante do Cruzeiro no domingo foi a última partida de Emerson Leão em sua terceira passagem pelo Santos. O ambiente não estava a favor do técnico nos últimos dias e a diretoria confirmou sua saída na tarde desta terça-feira.
Com a decisão, quem assumirá a equipe no clássico de domingo contra o São Paulo, no litoral, é Márcio Fernandes, responsável pela equipe de juniores que atuou na última Copa São Paulo de Futebol Júnior. Sem Leão, parte da atual comissão técnica também deve deixar o clube.
Comandante do time de Robinho e Diego que foi campeão brasileiro em 2002, Leão, que já havia trabalhado na Vila Belmiro em 1998, assumiu o Peixe em janeiro para substituir o desafeto Wanderley Luxemburgo, e desde então não tem um bom clima principalmente com parte da torcida.
Em sua reestréia, o treinador viu a equipe perder para a Portuguesa por 2 a 0 e foi hostilizado assim como algumas das contratações santistas para a temporada, como o ex-zagueiro corintiano Betão. Pressionado, o treinador insinuou que a torcida organizada recebia dinheiro de Luxemburgo e por isso intitulou esses santistas de “turma de carnaval”. Foi intimado judicialmente a especificar de quem estava falando.
Depois disso, contudo, os litorâneos se recuperaram no Campeonato Paulista, chegando perto da classificação às semifinais. Na Libertadores, Leão tinha a grande chance de provar o seu valor e levou o desacreditado grupo às quartas-de-final da competição. Caiu diante do América do México depois de perder por 2 a 0 fora de casa e vencer por apenas 1 a 0 na volta, no Brasil, na última quarta-feira.
Nas explicações para o destino no torneio continental, o ex-goleiro não poupou críticas à arbitragem e também pediu ao Santos para ser mais forte nos bastidores. Pouco após, demonstrou ainda mais indisposição com os diretores ao recusar a chegada do veterano lateral-direito Cafu.
No domingo, goleado pelo Cruzeiro, o comandante ouviu o coro “Leão, pede demissão”, mas minimizou a pressão. A cúpula alvinegra, no entanto, já desconversava sobre a permanência de Emerson Leão à frente da equipe até confirmar a saída nesta terça-feira.