O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu pela absolvição do centroavante Leandro Demião, do Santos, em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira. O jogador foi julgado por ter tentado, supostamente, simular um pênalti contra o Criciúma, em jogo do Campeonato Brasileiro disputado no último dia 12, no estádio Heriberto Hülse.
Damião foi pela denunciado pela procuradoria do STJD com base no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que prevê punição a quem “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética esportiva”. Se fosse condenado, o jogador poderia ter sido suspenso por até seis partidas.
O lance polêmico aconteceu no primeiro tempo da partida contra o Criciúma, em que o Santos acabou derrota por 3 a 0. Na movimentação para tentar aproveitar escanteio cobrado pela esquerda, o jogador puxou a parte de trás da própria camisa com a mão esquerda.
"Foi um lance normal. Só estava tirando a camisa porque estava apertando. Só isso", disse Damião em entrevista ao Sportvlogo depois da partida.
A arbitragem não assinalou nada no lance e o técnico Enderson Moreira, depois do jogo, disse que conversaria com Leandro Damião caso a simulação realmente tivesse acontecido.