Uma notícia triste vem à tona nesta segunda-feira. O jovem lateral-direito Canavarros, do XV de Piracicaba, teve a morte cerebral confirmada – ele é mantido vivo somente com a ajuda dos aparelhos. O atleta estava internado em estado grave depois de ter passado por uma cirurgia de crânio para implante de cateter frontal direito, realizada após ser constatado que o jogador possuía um edema cerebral.
No dia 25 de janeiro, Canavarros sofreu um mal súbito durante os treinamentos da equipe, e foi imediatamente encaminhado para o pronto socorro da Santa Casa de Piracicaba. Posteriormente, foi transferido ao Emcor, hospital de emergências de problemas cardíacos para receber um diagnóstico. Desde então, teve o quadro grave constatado.
Em contato com a Gazeta Esportiva, a assessoria de imprensa da Santa de Casa de Piracicaba confirma que houve a morte encefálica do jogador, e que apenas aparelhos mantêm o restante de seus órgãos em funcionamento. O processo de morte cerebral iniciou-se às 14h30 do último domingo, mas apenas nesta segunda, por volta das 9 horas, o hospital deu como confirmada a situação.
A família de Canavarros já está a caminho da Santa Casa, onde nas próximas horas deverá definir uma posição sobre o desligamento dos aparelhos e uma eventual doação dos órgãos do atleta.
O XV de Piracicaba também foi procurado pela reportagem, mas afirmou que aguarda uma divulgação do quadro pela Santa Casa para oficializar o seu posicionamento e a providências tomadas a seguir.