Os atacantes Kléber e Fernandinho não estão nos planos do treinador Felipão e não devem permanecer no Grêmio para 2015. Enquanto o primeiro passou a temporada emprestado ao Vasco, onde disputou a Série B, o segundo perdeu espaço na equipe durante a reta final do ano e, desde a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, participou de apenas três jogos.
“Ele [Fernandinho] é um jogador muito valorizado no mercado. Tem propostas de clubes do exterior e brasileiros”, declarou o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, à Rádio Gaúcha. O atacante, que atua pelas pontas, perdeu espaço para jogadores como Luan e Dudu, que cumprem a mesma função no setor ofensivo gremista. O atleta chegou ao Tricolor Gaúcho no meio do ano, vindo do Atlético-MG, mas não conseguiu se firmar.
Kléber, por sua vez, retorna de empréstimo ao Vasco no final do ano, mas também não deve permanecer no Grêmio. O próprio atacante já declarou que sua intenção é de buscar um novo clube, apesar de não rejeitar a volta à equipe tricolor, pela qual ele diz ter muito carinho. O Gladiador chegou ao clube em 2012 e se saiu bem em sua primeira temporada, mas depois sofreu com contusões e acabou se tornando um jogador irregular.
As dispensas de atletas valorizados, como Kleber e Fernandinho, também tem como motivo a situação financeira do Tricolor Gaúcho. Romildo Bolzan Júnior, após ser eleito presidente em outubro, declarou que pretende reduzir a folha salarial do clube em mais de 30%, passando pela liberação de atletas caros e pouco utilizados.