O brasileiro Kaká, do Milan, deve receber neste domingo seu primeiro título de melhor do mundo. Ele é o favorito na votação da Bola de Ouro, prêmio anual da revista France Football. Seus maiores concorrentes são Cristiano Ronaldo, do Mancheste United, e Didier Drogba, do Chelsea.
Até o ano passado, a Bola de Ouro era dada ao melhor jogador em atividade na Europa. Neste ano, os critérios mudaram, incluindo indicados de todo o planeta. O goleiro Rogério Ceni, do São Paulo, por exemplo, estava entre os indicados.
O título, porém, não deve sair da Europa, já que a exposição que a Liga dos Campeões da Uefa recebe deve fazer a diferença para os juízes. Nesse contexto, o brasileiro é quase imbatível.
O Milan é o atual campeão europeu e Kaká, seu principal jogador. Na final da Liga dos Campeões, contra o Liverpool, foram dele as duas assistências para os gols de Pippo Inzaghi na vitória por 2 a 1.
Seus dois concorrentes não experimentaram o mesmo sucesso na competição. Cristiano Ronaldo foi campeão e eleito o melhor jogador do Campeonato Inglês pelo Manchester, mas na Liga o time parou nas semifinais, perdendo justamente para o Milan. Drogba foi o artilheiro e o segundo melhor do Inglês, mas o Chelsea parou também na semifinal, perdendo para o Liverpool.
O argentino Messi, que está na final do prêmio da Fifa de melhor do mundo ao lado de Kaká e Cristiano Roanaldo, corre por fora. Como os títulos contam, o jovem atacante acabou prejudicado pela má temporada do Barcelona, que não conseguiu defender os títulos da Liga dos Campeões e do Campeonato Europeu.