Após começo de partida desastroso e ter assustado a torcida presente no Estádio Alfredo Jaconi, o Juventude conseguiu se recuperar e fez o necessário para garantir sua vaga na decisão do Campeonato Gaúcho neste domingo. Apesar da derrota por 2 a 1 para o Veranópolis, a equipe de Caxias do Sul irá disputar o título estadual com o Grêmio, uma vez que conquistou uma vitória por 2 a 0 na partida de ida.
O Veranópolis, precisando do resultado, começou a partida pressionando o adversário. A equipe teve duas boas oportunidades para abrir o marcador, antes dos vinte minutos inicias. O meio-campista Edinho arriscou forte chute de fora da área, mas o goleiro André fez boa defesa. Na seqüência, Dinei desviou escanteio de cabeça, mas a zaga do Juventude tirou em cima da linha.
A pressão deu resultado e o Veranópolis chegou ao primeiro gol novamente com Dinei, melhor jogador em campo. O atacante conseguiu se livrar da marcação, invadiu a área do Ju e teve o trabalho apenas de escolher o canto.
Nos acréscimos da etapa inicial, o VEC se complicou no jogo. O zagueiro Émerson fez falta dura no atacante Cristiano e recebeu cartão vermelho direto. Quem comemorou foi o Alviverde, que jogava com o regulamento na mão e podia perder por até dois gols de diferença.
Apesar da desvantagem numérica, o Veranópolis conseguiu anotar o seu segundo tento no jogo, desta vez com Victor Hugo. O atacante se posicionou bem na área do Juventude, aproveitou cruzamento da direita e cabeceou firme.
O Juventude voltou melhor no segundo tempo e deixou de lado o futebol retranqueiro praticado no início da partida. A nova postura deu resultado e a equipe conseguiu chegar ao gol, aos 12 minutos. O atacante Gabriel, que saiu do banco de reservas, aproveitou rebote após cobrança de escanteio e descontou para os donos da casa.
No final da partida, jogadores de ambas as agremiações se estranharam e trocaram empurrões. O juiz não quis saber de conversa e expulsou dois jogadores de cada lado. Ricardo, do Juventude, recebeu o cartão vermelho e Marcos Alexandre, do VEC, também saiu de campo mais cedo