No último sábado, dia seguinte ao sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014, começaram as viagens organizadas por entidades ligadas ao governo brasileiro, destinadas a 29 jornalistas estrangeiros. Sete das cidades-sede do Mundial receberão os profissionais da imprensa.
"Estamos dando continuidade a um projeto iniciado no ano passado, que é justamente trazer jornalistas de vários países para conhecerem as peculiaridades das 12 cidades-sede. A primeira edição aconteceu em dezembro de 2012, e outras cidades que sediarão o megaevento também receberam a visita da imprensa estrangeira", explicou Walter Vasconcelos, diretor de marketing da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).
Nos dez dias de tour, os jornalistas visitarão atrativos turísticos e culturais das sedes da Copa do Mundo, além de conhecerem os estádios e projetos esportivos do país. "Lembramos que os repórteres são de agências de notícias online, logo, uma maneira da informação chegar mais rápida ao leitor ou ao turista, pois esse tipo de veículo tem um grande poder de difusão", acredita Vasconcelos.
Os jornalistas participaram do sorteio realizado na Costa do Sauípe, e logo iniciaram seu roteiro por Salvador e depois rumaram para Natal, Brasília e Manaus. Ainda conhecerão Cuiabá, Curitiba e São Paulo, parada final do tour.
O fim do passeio será na próxima terça-feira, data de regresso dos jornalistas aos seus respectivos países de origem. Os profissionais vêm da França, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Rússia, Japão e China.
As viagens são organizadas pela Embratur, Ministério do Esporte e Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a FIFA/COL, além do apoio das cidades-sede por onde os convidados passarão.