Na tarde deste domingo, o Joinville garantiu presença na final do Campeonato Catarinense. Jogando fora de casa, a equipe do norte do estado não tomou conhecimento da vice-líder Chapecoense e fez 3 a 1 com destaque para o zagueiro Donato, que anotou dois tentos e sofreu um pênalti. O resultado fez a equipe abrir oito pontos de vantagem para a própria Chape com apenas mais uma rodada a ser jogada.
Logo no primeiro minuto de partida, Juninho cobrou falta pelo lado esquerdo do campo e o zagueiro Donato abriu o placar. Após o gol, o jogo seguiu muito movimentado na Arena Condá com grandes chances desperdiçadas pelos dois lados.
Precisando do resultado, o Verdão catarinense ficou exposto a alguns contra-ataques, mas contou com boa atuação de Danilo para segurar o resultado no primeiro tempo. Hyoran teve duas chances incríveis para empatar, mas parou na trave em belíssima cobrança de falta e chutou para fora em lances nos últimos minutos da primeira etapa.
Aos seis minutos do segundo tempo, Donato foi segurado na área e o juiz assinalou pênalti para o JEC. Bruno Aguiar, também zagueiro, bateu firme para ampliar o placar. Oito minutos mais tarde, o zagueiro Donato voltou a marcar de cabeça em nova cobrança de falta. Aos 17 minutos, também em cobrança de falta, o lateral do Joinville, Diego, empurrou contra a própria meta para descontar para a Chapecoense.
Com a vitória, o Joinville garantiu o simbólico título do returno do Campeonato Catarinense. Na rodada de encerramento, o JEC enfrenta o Brusque em casa, no próximo domingo às 16h. A Chape finaliza o returno jogando contra o Criciúma no Heriberto Hülse no mesmo horário. Ambas as partidas não mudarão nada na classificação da competição.
Líder do primeiro turno, a Chapecoense repetirá o confronto deste fim de semana na final do estadual. A decisão ainda não tem data prevista.