A secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer promove de hoje até domingo (30), a primeira edição dos Jogos Paralímpicos Mato-grossenses. A competição esportiva reunirá pessoas com deficiências física, intelectual e visual em disputas no atletismo, natação, goalball, tênis de mesa, bocha, badminton, halterofilismo e judô.
A abertura oficial do evento ocorre logo mais, às 18h30, no ginásio Fiotão, em Várzea Grande. O município é parceiro da Secel na realização dos Jogos Paralímpicos Mato-grossenses.
“Será um momento muito especial. É a primeira edição de uma competição paralímpica estadual, trazendo inclusão e possibilitando a revelação de novos talentos esportivos, além do incentivo à prática de esporte por pessoas com deficiência. Convidamos a todos para prestigiar e conhecer as modalidades do paradesporto”, enfatiza o secretário da Secel, David Moura.
Participam das competições mais de 200 atletas com deficiência, representando os municípios de Alta Floresta, Alto Paraguai, Alto Garças, Brasnorte, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Paranatinga, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Várzea Grande.
Divididas por faixa etária, as disputas abrangem as categorias sub-11, sub-14, sub-16 e sub-18, com atletas de 9 a 17 anos. Haverá também disputas nas categorias adulto master (18 a 35 anos) e absoluto (36 anos ou mais).
Além da disputa por títulos de campeões mato-grossenses, a competição também servirá de seletiva para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, que são promovidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). As datas e horários das competições são distribuídas de acordo com modalidades.