A fase ‘sul" dos Jogos Regionais Estudantis (Jorems) começa, amanhã, em Rondonópolis. Nessa etapa, participam nove municípios em busca de uma vaga para a final da competição, que define as melhores seleções estudantis de futebol, futsal, vôlei, basquete e handebol de Mato Grosso. O secretário de Estado de Esportes e Lazer (Seel), Ananias Filho, prestigia a abertura, às 19h30, no Ginásio Municipal Marechal Rondon.
Ao todo, são aproximadamente 700 participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes dos municípios de Alto Garças, Alto Araguaia, Alto Taquari, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Santo Antônio do Leverger e São Pedro da Cipa, além de Rondonópolis.
Na 32ª edição do Jorems, participam as seleções municipais estudantis, com equipes no masculino e feminino. Os atletas são jovens com mais de 17 anos, com exceção do futebol, que exige idade mínima de 15 anos. Desde que começou, no final de agosto, os Jogos já passaram por Querência, Vila Rica, Matupá, Sinop e Campo Verde.
Na última fase, em Campo Verde, a cidade-sede foi classificada no futebol masculino, no basquete masculino e feminino e no handebol feminino. As outras seleções vencedoras foram as de Primavera do Leste (futsal masculino e feminino e handebol masculino), Chapada dos Guimarães (vôlei feminino), Guiratinga (vôlei masculino) e Paranatinga (futebol feminino).
Os Jorems continuam até novembro. As competições ocorrerão ainda em Juína, Arenápolis e São José dos Quatro Marcos. O evento é promovido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel-MT) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).