Os Jogos dos Povos Indígenas, antes previstos para outubro, serão realizados em novembro. A nova data foi definida para haver tempo hábil de atendimento a especificações técnicas do evento, como a própria construção da infraestrutura no Jardim Botânico, em Cuiabá, cujo projeto é baseado na arquitetura indígena e na sustentabilidade. Com a alteração, o evento será realizado de 8 a 16 de novembro.
A decisão de adiar os Jogos dos Povos Indígenas foi tomada em consenso pelo Ministério do Esporte, Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel), o Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena (ITC) e demais instituições parceiras do evento, além das embaixadas dos 16 países que irão participar.
De acordo com o secretário Ananias Filho, a alteração na data foi necessária devido a dificuldades que as instituições realizadoras enfrentaram para o andamento de processos administrativos do projeto, fato ocorrido devido à demora na formalização do convênio. No entanto, ressalta que agora todos os trâmites estão dentro do previsto e que os órgãos e entidades parceiras estão somando esforços para garantir a execução do projeto e a realização do evento na nova data.
Os Jogos dos Povos Indígenas foram idealizados pelo Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena (ITC), e são realizados desde 1996. Esta é a 12ª edição do evento, e este ano deverá reunir de 1,6 mil representantes de 48 etnias brasileiras e representantes de 16 países das Américas, Europa e Oceania. As competições serão realizadas no Jardim Botânico, bairro Sucuri. Além das disputas, haverá a Feira Agrícola Indígena, Mostras de Artesanatos, Literaturas e Ciência da Computação. Também são parceiros nesta edição a Prefeitura Municipal de Cuiabá e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).