O clássico mais antigo do futebol de Mato Grosso promete agitar a Arena Pantanal hoje à tarde, às 17h, quando Dom Bosco e Mixto vão decidir seu futuro na Copa FMF. Enquanto o Azulão da Colina Iluminada entra em campo com a vantagem de jogar pelo empate para avançar à fase semifinal, o Alvinegro da Vargas joga pressionado a buscar os três pontos, já que terá que esperar o resultado do jogo de fundo de hoje envolvendo Poconé Esporte Clube e União de Rondonópolis. Ambos também estão vivos na disputa por uma das duas vagas à penúltima etapa da competição, que dará ao campeão a terceira vaga de Mato Grosso à Copa do Brasil do próximo ano – a exceção fica por conta do Cuiabá que já tem vaga assegurada no torneio nacional.
O desenho desta rodada decisiva foi motivo de queixas por parte dos mixtenses, que queriam que os jogos ocorressem no mesmo horário. Neste caso, a reivindicação era de que o Poconé mandasse o duelo diante do Colorado no estádio municipal Neco Falcão e não na Arena Pantanal. Os dirigentes alvinegros acham que poder haver algum tipo de ‘manipulação’ de resultado para prejudicá-los e tirá-los da semifinal do torneio seletivo
O técnico Toninho Pêsso é um dos que questionava a rodada dupla na Arena. Para ele, esses dois jogos deveriam ocorrer paralelamente, conforme prevê o Estatuto do Torcedor. “Há muito interesse nesta rodada. Portanto, não pode dois jogos envolvendo os times brigando pela classificação. Pode haver algum tipo de combinação”, disse Pêsso no início da semana.
Mas independente de qualquer coisa, o treinador ressalta à importância de seu time buscar a vitória e automaticamente carimbar seu passaporte à semifinal da Copinha. Para Toninho, o Alvinegro depende de si mesmo para continuar vivo na disputa.
Por sua vez, o treinador dombosquino Giani Freitas descarta jogar voltado somente pelo empate para assegurar a classificação. Ele não vê ‘vantagem’ de seu time atuar pela igualdade. “Vamos entrar em campo para vencer. É arriscado joga por apenas um resultado”, disse.