Os jogadores do Luverdense se reapresentaram, esta manhã, no estádio Passo das Emas. O técnico Júnior Rocha iniciará ainda hoje a preparação do grupo visando a partida da ida das quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série C contra o Caxias-RS. A partida está marcada para sábado (19), no estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS), às 15h (horário de Mato Grosso).
Para este confronto, o técnico terá mais uma vez todo o grupo à disposição e assim poderá escalar o que tem de melhor. Na reapresentação, os jogadores comemoraram a volta da boa fase da equipe, que chegou a ficar cinco jogos sem vencer. “Iniciamos muito bem a competição. Tivemos uma queda no meio do caminho, mas felizmente reencontramos o bom futebol na hora certa. As duas vitórias seguidas, contra Baraúnas e Águia, nos dão confiança para o mata-mata, contra o Caxias”, avaliou o meia Rafael Tavares.
Ao chegar às quartas de final, o Luverdense iguala o desempenho do ano passado, quando parou na equipe do Chapecoense-SC. Após uma bela participação na Copa do Brasil, quando passou por três “mata-matas”, o presidente do clube, Helmute Lawisch, acredita que o time aprendeu a jogar esse tipo de competição. “Tiramos um aprendizado muito grande do confronto contra a Chapecoense no ano passado. Este ano, apresentamos uma grande evolução nesse tipo de competição e esperamos fazer um grande embate contra o Caxias”.
Já o grupo do Caxias voltou aos treinos, ontem à tarde, após o encerramento da primeira fase da Série C. Os atletas que atuaram contra o Duque de Caxias, no sábado, realizaram um trabalho regenerativo. Os demais, incluindo os titulares que estavam suspensos e que foram poupados no duelo do Rio de Janeiro, participaram de uma atividade em campo reduzido no CT Baixada Rubra, orientada pelo técnico Picoli.
Com a chegada da reta final da competição, o departamento médico do Caxias foi esvaziado. O lateral direito Dick e os volantes Jonathan e Baiano trabalharam normalmente com o restante do grupo e serão avaliados durante a semana para saber se terão condições de atuar no próximo final de semana.
A definição do adversário foi recebida com naturalidade pelo grupo grená. Para atletas e comissão técnica, uma situação chama a atenção: a forma de os dois times atuarem é bastante semelhante. “Eles têm um time parecido com o nosso. Defendem bem e saem rápido nos contra-ataques. Serão dois jogos em que não se pode errar. Precisaremos trabalhar cada detalhe, pois serão eles que vão definir a partida”, afirma o volante Zé Mário.
As duas equipes se enfrentaram, no ano passado, na decisão da Copa Pantanal, com vitória do Caxias por 2 a 0. O momento e a importância da competição são muito diferentes e o zagueiro Jean, um dos remanescentes daquela conquista, espera que o time possa ter o mesmo sucesso no duelo, na oportunidade em Lucas do Rio Verde. Porém, antes ele quer garantir um bom resultado diante da torcida. “Considero muito importante o primeiro jogo. Até porque a gente pode ir para o segundo jogo sabendo o que vai precisar. É um jogo para tomar muito cuidado, e tentar vencer sem sofrer gols”, diz o defensor.
As partidas contra o time mato-grossense são encaradas como as mais importantes dos últimos anos para o time grená. Para um grupo repleto de jovens jogadores, uma decisão de tamanho imponência tem um sabor especial. “Serão os jogos mais importantes da minha carreira”, afirma Jean.