O tricampeão da Copa Brasil de FMX, Gilmar “Joaninha” Flores anunciou o planejamento para o ano que vem e pretende participar de outras etapas de campeonatos mundiais, ampliar e aperfeiçoar manobras, reforçar sua equipe e criar uma escola de pilotos. O primeiro objetivo é passar por uma classificatória na Califórnia, Estados Unidos, no começo do ano que vem. Ele fez a inscrição para o X Red Bull X Fighters e aguarda resposta. "Estamos à espera da confirmação da seletiva e também para agendar uma cirurgia que preciso fazer num dos ombros que não está legal, contudo espero muito por isso, especialmente porque sinto que tenho como estar entre os três melhores do mundo", afirmou Joaninha.
Para isso, o piloto precisa treinar as partes mais fáceis das manobras. O diretor da equipe, Victor Medina, explicou que em Fortaleza (CE), onde houve a última etapa do mundial e Joaninha ficou em 5º, o piloto fez os saltos mais bonitos e curiosos, mas o critério de avaliação dos juízes tem outros detalhes. "Eles observam desde o jeito que o piloto sobe para os saltos, as variações laterais e até a recepção, uma prova de regularidade e não apenas de evoluções”, explicou.
Em entrevista coletiva, Joaninha apresentou os pilotos Adam (Adam Francisco Moreira) e Zóio (Henrique Martins Balestrin) como membros de sua equipe show, que tem patrocínio também da Unimed Norte de Mato Grosso. "Eles fazem parte dos shows junto com o Marcos Paris e acompanha a gente desde o começo", disse Joaninha.
No próximo ano a equipe Joaninha começa o desenvolvimento do projeto da escola para novos pilotos, centro de treinamento e de atividades sócio-educativas. "É algo ousado e caro, mas perfeitamente viável se a gente tiver o cumprimento de acordos feitos com o poder público e o setor privado", declarou Joaninha. A equipe tem previsão de usar uma área pública em sistema de comodato (empréstimo em longo prazo) contam com um ante-projeto e buscam apoio na iniciativa privada para começar a obra.
Tanto a construção da escola quanto a preparação de novos pilotos estão no plano estratégico da equipe e de Joaninha que completou 29 anos em setembro. Ele sabe que precisa preparar substitutos, mas ainda fica assustado quando pensa na aposentadoria. "O Natan Azevedo e o Jorge Negreti já passaram dos 40 anos e ainda andam muito. Acho que passo dos 45", encerrou a entrevista brincando.