O piloto de Motocross Estilo Livre, Gilmar Flores, o “Joaninha”, começa a disputar nesta quinta-feira a segunda edição do Duelo de Motos, em Atibaia (SP). A competição é considerada e maior de Freestyle realizada no país. O evento será aberto ao público.
Amanhã, acontecem os treinos livres. Na sexta-feira, ocorrerá os treinos oficiais. No sábado, terão as classificatórias. A final ocorrerá no dia no 3 e será transmitida ao vivo, a partir das 8h30 (horário de MT) durante o programa Esporte Espetacular, da TV Globo.
Gilmar Flores já venceu a competição em sete ocasiões, quando a mesma levava o nome de Copa Brasil de Motocross Estilo Livre. Na primeira edição do Duelo, realizada no ano passado, após ficar alguns anos sem competir profissionalmente, ele se destacou conquistando o segundo lugar. Para este ano, expectativa do piloto é conquistar o primeiro lugar do pódio.
Além de Joaninha, também participara da competição Jonilson Silva, o “Kiko”, que representará Boa Vista (RR). Ele retornou de uma temporada na China recentemente e treinaram juntos em Sinop antes de viajar para São Paulo.
O Duelo de Motos contará ainda com a participação do piloto americano Brian McCarty, Fred Kyrillos de São Paulo, Marcelo Simões, de Herculândia (SP), Claudio Rocha, de Fortaleza (CE) e Diego Djamdjian, São Paulo
Nas competições tradicionais em chave aberta, cada piloto faz uma simples apresentação individual e recebe uma classificação com base em sua nota. No Duelo de Motos, entretanto, é diferente. A performance acontece em um sistema “homem a homem”. Isto significa que dois pilotos se enfrentam diretamente. Somente o vencedor de cada embate aliás, segue para a fase seguinte.
Para garantir tal feito os pilotos deverão elaborar uma rotina de manobras desafiadoras, levando em conta o seu grau de dificuldade, Além disso, é levado em conta também a extensão de seus movimentos bem como a forma como eles serão distribuídos ao longo dos obstáculos. Os pilotos tem 90 segundos disponíveis para cada apresentação.