Edmundo não estava em campo e o Vasco precisou de Jean, que entrou no intervalo e marcou os gols da virada do Vasco sobre o Grêmio por 2 a 1, em partida disputada neste sábado em São Januário. O resultado fez o time carioca chegar aos sete pontos e ocupar o terceiro lugar na classificação do Campeonato Brasileiro. O Tricolor gaúcho permanece com os mesmos sete pontos, mas perdeu a invencibilidade e caiu para o quarto lugar.
O Vasco mereceu a vitória por ter conseguido reagir no segundo tempo, depois de um início muito ruim em que parecia traumatizado pela eliminação da Copa do Brasil. O time poderia ter perdido por um placar mais elástico no primeiro tempo, mas reagiu com a entrada de Jean, que se transformou no grande nome da partida. Já o Grêmio, que começou muito bem, errou ao recuar para defender o resultado. Depois sofreu os dois gols e não teve mais força para sequer conseguir o empate.
Diante de uma torcida muito pequena, o Vasco começou a partida de forma muito lenta, atacando apenas pela lateral direita com Wagner Diniz, que era constantemente acionado por Morais. Já o Grêmio centralizava suas jogadas em Roger, que atuava bem perto da área carioca. Aos sete minutos, Roger driblou Rodrigo Antonio com facilidade e bateu com grande perigo para o gol de Tiago. Aos 10 minutos, o meia revelado pelo Fluminense apareceu novamente na área carioca para aproveitar um cruzamento de Paulo Sérgio, mas a bola passou perto do gol do Vasco.
A primeira jogada de perigo do Vasco só aconteceu aos 13 minutos, quando Wagner Diniz foi lançado por Morais e bateu cruzado com grande perigo para o gol defendido por Victor. A partida caiu um pouco de ritmo por volta dos 20 minutos, mas Roger continuava ditando o ritmo da equipe de Porto Alegre.
Aos 30 minutos, Roger recebeu na meia e lançou Paulo Sérgio, que foi ao fundo de campo e cruzou para Reinaldo subir sem marcação, colocando de cabeça no canto esquerdo do goleiro Tiago. A torcida vascaína começou a vaiar e o time carioca passou a jogar com um pouco mais de velocidade para tentar o gol de empate. Aos 33, Roger bateu falta rapidamente para Reinaldo que só não marcou o segundo gol porque o goleiro Tiago saiu com precisão.
O Vasco continuava com mais posse de bola, mas mostrando grande dificuldade de criar jogadas de perigo para a defesa gaúcha. O Grêmio continuava atuando à base dos contra-ataques, com Roger esticando bolas para os atacantes Soares e Reinaldo, que se movimentavam bastante e davam grande trabalho aos zagueiros da equipe carioca. O time de Antonio Lopes continuou atacando apenas pela direita, facilitando a marcação do Grêmio, que se concentrava para bloquear as investidas de Wagner Diniz.
O primeiro tempo acabou com a torcida carioca vaiando intensamente a fraca exibição da sua equipe. Por isso, o Vasco voltou para a segunda etapa com o atacante Jean no lugar do meia Morais, frustrando a torcida que esperava a saída do zagueiro Luizão. Mas o time carioca começou com muito mais disposição, arriscando chutes da entrada da área para tentar surpreender o goleiro do Grêmio.
E foi em chute de meia distância que o Vasco empatou aos sete minutos, quando Jean aproveitou uma dividida de Leandro Bomfim com Eduardo Costa para soltar a bomba e vencer o goleiro do Grêmio. Foi o primeiro gol sofrido pelo time gaúcho na competição. Com o empate, o Vasco passou a pressionar em busca do desempate, enquanto o Grêmio tinha mostrava grande dificuldade para se livrar da marcação do time carioca. Antonio Lopes tirou o ineficiente Alan Kardek e colocou o estreante Landu, que veio do Itumbiara de Goiás, para tentar forçar as jogadas de velocidade.
O Vasco continuava melhor em campo e Leandro Amaral quase marcou o segundo gol aos 23 minutos – a bola, porém, desviou na zaga gaúcha. O Grêmio não conseguia mais se encontrar e só voltou a incomodar a defesa do Vasco aos 26 minutos, em cabeçada de Marcel que Tiago defendeu com segurança.
Aos 30, o Vasco desempatou. Wagner Diniz ganhou do zagueiro Pereira, entrou na área e rolou para que Jean que chutasse forte. A bola bateu em Paulo Sérgio e voltou para o atacante vascaíno, que chutou no canto para marcar o seu segundo gol na partida e colocar o Vasco em vantagem. O Grêmio então resolveu sair da defesa e tentar o empate. Aos 34, uma cobrança de falta de Paulo Sérgio levou grande perigo ao gol de Tiago.
Já nos acréscimos, a defesa do Vasco falhou e Jonas, livre, perdeu um gol feito no último lance da partida. Desta forma, na próxima rodada, o Vasco vai ao Mineirão enfrentar o Cruzeiro enquanto o Grêmio receberá o Fluminense no Olímpico e tentará voltar a vencer no Brasileirão.