Após muitos rumores de que deixaria de jogar futebol, a notícia se confirmou e Jean Chera solicitou, hoje, à diretoria do Santos que rescindisse seu contrato com o clube. Considerado uma das grandes apostas nas categorias de base do Peixe nos últimos 15 anos, o atleta se aposenta dos gramados aos 21 anos.
Antes de se desvincular do Alvinegro, o ex-jogador se desfez de móveis de sua casa em Santos e se mudou com a namorada para a cidade de Vera, no Mato Grosso. Chera havia sido emprestado à Portuguesa Santista neste ano para a disputa da quarta divisão do futebol paulista, e era opção no banco de reservas quando torceu o tornozelo em um treino. Semanas atrás, contundido, se desmotivou e faltou ao tratamento no CT Rei Pelé sem dar satisfações, sendo devolvido ao Peixe.
Jean Chera chegou ao Santos com 10 anos de idade. Na base, foi considerado um futuro craque e já tinha assegurado o primeiro contrato profissional quando fizesse 16 anos. Porém, quando foi assinar o primeiro vínculo, em 2011, o pai do jogador, Celso Chera, não concordou com a oferta do clube e seu filho deixou a Vila Belmiro.
Após passagens sem destaque por Genoa, da Itália, Flamengo, Cruzeiro, Oeste e Cuiabá, recebeu uma nova chance no Santos. Testado no time B, novamente não emplacou e foi emprestado à Portuguesa Santista até desistir da carreira.