O Inter saiu na frente a briga por uma vaga na final do Campeonato Gaúcho. Neste domingo, na serra gaúcha, o Colorado jogou desde os 26 minutos do primeiro tempo com um a menos, já que Marcão foi expulso. Porém, o meia Alex marcou um gol salvador aos 47 minutos da etapa final e deu grande vantagem aos porto-alegrenses com uma suada vitória por 1 a 0.
Com o resultado, a equipe da capital pode empatar no próximo final de semana, no Beira-Rio, para carimbar sua vaga na decisão. O time serrano, por sua vez, tem de vencer por dois gols de diferença ou vantagem por um gol a partir de 2 a 1. Se vencerem por 1 a 0, levam a disputa para os pênaltis.
O jogo –A ofensividade que a escalação do Inter mostrava, com um quarteto formado por Alex, Fernandão Iarley e Nilmar, não foi vista no início do duelo. O Caxias começou com maior presença no ataque e obrigava os porto-alegrenses a fazer muitas faltas para evitar sofrer um gol que enervaria ainda mais o time.
Quando a tranqüilidade chegou à equipe do Beira-Rio, os espaços foram mais preenchidos no campo caxiense, tendo como principais armas os levantamentos de Alex para a área buscando Fernanadão. A tentativa colorada de tomar o domínio da partida, contudo foi muito prejudicada aos 26 minutos, quando Marcão fez falta em Kempes e foi expulso por ter recebido o segundo amarelo.
Além da desvantagem numérica, o time de Abel Braga ainda teve de atuar sob chuva forte que passou a desabar na serra gaúcha e tornava o jogo mais violenta. Porém, foram nestas condições que o Inter passou a crescer mais em campo com boa transição da defesa para o ataque, tendo como principal condutor o volante argentino Guiñazu, bem auxiliado por Magrão.
O Caxias, por sua vez, bloqueava as tentativas de entrada em sua área, mas ao mesmo tempo encontrava as mesmas dificuldades impostas pela defesa adversária. Assim, o duelo se arrastou até o intervalo com apenas um lance agudo: um chute forte de Iarley que o goleiro Juninho espalmou.
Na volta para o segundo tempo, Abel Braga optou pela saída de um dos vértices de seu quadrado ofensivo, sacando Iarley para a entrada de Tite. E com quatro minutos o ataque ficou ainda mais desfalcado. Fernandão recebeu uma forte entrada de Cris e teve de deixar a partida alegando fortes dores na panturrilha. Cedeu seu lugar para Adriano e é dúvida para os próximos compromissos.
Mesmo sem contar com seu capitão, o Inter continuava forte em seu sistema defensivo e contava com a movimentação de Alex para poder abrir o placar em um contra-ataque. A preocupação de Abel Braga, no entanto, era maior em não tomar mais gols, e por isso tirou Nilmar e escalou Roger para fechar o meio-campo.
Do quarteto, Alex foi o único que terminou o jogo. E o meia não foi suficiente para que o Inter arrancasse com vitória na briga pelas semifinais. O time, contudo, comprovou sua eficiência na marcação e também teve sorte na má pontaria do Caxias, que perdeu grande chance nos acréscimos com Waldir.
Pouco depois desse lance, quando o empate parecia sacramentado, Adriano decidiu a partida. Em ótima já aos 47 minutos, o substituto de Fernandão no confronto cruzou na medida para Alex fazer o importante gol para levar o time à decisão.
Agora, os comandados de Abel voltam suas atenções para a Copa do Brasil. Na quarta-feira, o Colorado encara o Paraná em Curitiba na partida de ida das oitavas-de-final da competição. Já o Caxias tem a semana inteira para trabalhar de olho no seu futuro no Gauchão, que será decidido no final de semana.