Não chegou a empolgar, mas o Internacional empatou sem gols com o Nacional do Uruguai, nesta quarta-feira, no estádio Beira-Rio, garantindo assim sua vaga para as quartas-de-fina da Libertadores da América. Agora o Colorado enfrenta a equipe equatoriana do LDU, em Quito. A primeira partidadas quartas-de-final será disputada na próxima quarta-feira, mas o segundo jogo da fase será disputado apenas depois da Copa do Mundo da Alemanha.
O Inter começou o jogo de forma confusa e tomou um susto logo no início do jogo. Aos 5 minutos, o meia Vanzini balançou as redes de Clemer, mas o gol acabou anulado pelo árbitro paraguaio Carlos Torres. Mas depois do susto inicial, a equipe de Abel Braga retomou as rédeas do jogo. Aos 13 minutos, o lateral Élder Granja avançou da intermediária e só foi parar quando definiu arriscar o chute da entrada da área. Bava defendeu. Aos 15 era a vez do show particular de Mossoró. Ele, pela esquerda, chegou a passar duas vezes pelo mesmo marcador e cruzou, Fernandão acabou desperdiçando.
Mas o Inter também, depois do bom momento, recuou dando mais espaços para os uruguaios, que – embora os espaços – pouco perigo levaram ao gol de Clemer. O lance mais hostil aos colorados ocorreu aos 38 minutos, quando Viana roubou a bola de Granja e cruzou para Vanzini. O volante cabeceou na direção de Clemer, que fez a defesa, garantindo que o placarterminasse fechado na primeira etapa.
O segundo tempo, como o primeiro, não começou bem para o Inter. Logo aos 4 minutos, numa falha de Clemer depois do cruzamento de Albín, Suárez voltou a balançar as redes coloradas. Mas o árbitro paraguaio, assim como fizera no primeiro tempo, voltou a anular. Do lado do Inter a boa notícia era a entrada de Iarley no lugar de Mossoró. O experiente atacante acabou dando mais velocidade ao ataque do Inter. Aos 18 minutos, ele recebeu a bola pela meia-direita, avançou em diração à área uruguaia, driblou um zagueiro, e só foi parar nas mãos de Bava.
Aos 27 minutos, mais uma trapalhada da arbitragem. Jogada de Iarley que encontrou Adriano livre. O meia sairia na cara de Bava, quando o bandeira resolveu marcar o impedimento, confirmado pelo árbitro. Aos 38 minutos, mais uma boa oportunidade criada por Iarley. O atacante colorado entrou pela área e foi interceptado por Bava – destaque uruguaio – exatamente na hora em que marcaria o gol. Aos 41 minutos o fato que pode ser desastroso para o Inter. Um torcedor invadiu o gramado para abraçar-se aos jogadores do Inter, mas foi retirado sob as vaias dos 30 mil torcedores que estavam no estádio. Se o fato for à súmula, o estádio Beira-Rio poderá ser interditado para a disputa das quartas contra a LDU. No restante, foi apenas a comemoração da torcida colorada pela conquista da classificação.