Adversário do Inter na próxima quarta-feira, às 21h50min, pela Copa do Brasil, o União-MT nem alimenta esperanças de se classificar para a segunda fase do campeonato. Mesmo assim, o clube da cidade de Rondonópolis, também vermelho e branco e também conhecido como “Colorado”, festeja a oportunidade de jogar contra o clube gaúcho.
— Para nós foi excelente, porque nós também somos colorados, as nossas cores são iguaizinhas. Além disso, a maioria da população torce para o Inter. Tem muitos gaúchos nesta região do Mato Grosso — conta o diretor de futebol Sidney Ferreira.
Com uma sinceridade incomum, Ferreira descarta o discurso “queremos surpreender”, muito usado como motivação em times pequenos que enfrentam grandes.
— A meta é fazer uma participação boa, tentar levar o segundo jogo para o Beira-Rio. Não vamos ser fantasiosos. O União é um time modesto. O Inter é favorítissimo fora ou dentro de casa. Somos participantes do campeonato, não vamos buscar ser finalistas — admite o dirigente, que no domingo atuou como técnico do time, mas descarta seguir no cargo.
De acordo com Ferreira, é grande o apelo da partida contra o Inter na cidade. O estádio Luthero Lopes, com capacidade para 18 mil pessoas, deverá estar lotado. Curiosamente, o primeiro gol do estádio foi marcado pelo Grêmio, por um jogador que se tornaria o melhor do mundo. Ronaldinho abriu o placar da goleada por 4 a 0 contra o União, em 22 de março de 2000, também pela Copa do Brasil.
Profissionalizado em 6 de junho de 1973, o União Esporte Clube é um dos clubes mais conhecidos do leste de Mato Grosso. No entanto, nunca conquistou um título estadual, o que se tornou uma obsessão para este ano. A diretoria contratou nomes conhecidos como o ex-jogador Valdo, para técnico, e o zagueiro Odvan, mas a má campanha no início do campeonato motivou a demissão do treinador, na última sexta-feira.
Com o diretor de futebol como interino, o União empatou em 0 a 0 com o Rondonópolis Esporte Clube (REC) no clássico local, domingo. O time está em sexto lugar no campeonato mato-grossense, com sete pontos em seis jogos. O presidente Arny Spiring prometeu para esta segunda-feira o anúncio do novo técnico.
Na última sexta-feira, Sidney Ferreira disse que Odvan não teria condições de estrear na primeira partida. No domingo, o jornal A Tribuna publicou declaração do próprio jogador, dizendo que estaria em campo. Portanto, este deverá ser o mistério do União até a hora do jogo contra o Inter.
A menos que o treinador que chegar mude a equipe que vinha jogando, a provável escalação será: Paulo Sérgio; Richard, Alex (Odvan), Ataliba e Juan; Wender, Rocha, Kalil e Jonas; Clodoaldo e Diogo. O Inter viaja para Rondonópolis, a 218 quilômetros de Cuiabá, nesta terça, em voo fretado, e faz reconhecimento do estádio Luthero Lopes.