O Estudiantes conseguiu se sobressair no duelo argentino protagonizado nesta quinta-feira pela Copa Sul-americana e, com vitória por 1 a 0, garantiu a classificação para a final da competição. O time venceu em casa e agora disputará o título contra o Internacional.
As equipes haviam empatado em 1 a 1 na partida de ida e o Argentinos Juniors, algoz do Palmeiras na competição, conseguiu segurar o placar sem gols que garantiria a classificação até o segundo tempo. No entanto, a pressão do anfitrião conseguiu vencer a defesa em retranca do visitante.
Aos 17 minutos da etapa final, Calderón subiu em cobrança de escanteio e cabeceou firme para marcar o gol da vitória. A situação ainda piorou mais para os visitantes aos 36 minutos, quando Quiroga foi expulso pouco depois de entrar em campo. Com um a mais, bastou ao Estudiantes segurar o resultado. No fim, Rodrigo Braña tentou parar contra-ataque e foi expulso, deixando os dois times com dez homens em campo.
Assim, o time pega o Internacional na decisão da Copa Sul-americana, que será cercada de ineditismos: é a primeira vez que os dois times chegam para disputar o título sendo que o colorado é o primeiro brasileiro a disputar a taça. Já o Estudiantes tenta o quinto título argentino – Boca Juniors (duas vezes), Arsenal e San Lorenzo também foram campeões.