O Internacional foi salvo, neste domingo, pelo talento do atacante Leandro Damião. O jogador aplicou uma linda carretilha e deu a assistência para o gol de Tinga, que corou a vitória sobre o Juventude (por 2 a 1) e a classificação para a final da Taça Farroupilha, segundo turno do Campeonato Gaúcho. A decisão será contra o Grêmio.
Embalado por cinco vitórias seguidas no Gaúchão, o Juventude apostava no fator casa para desbancar o Internacional, que, na última terça-feira, derrotou o Emelec, do Equador, por 2 a 0 e ratificou classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores.
Já o Colorado, sem o argentino D´Alessandro, suspenso, tinha em mente manter intacta a invencibilidade do técnico Paulo Roberto Falcão. Em duas partidas, o comandante somou dois triunfos.
Além disso, a partida era crucial para os planos do Inter em busca do título estadual. Isto porque o rival Grêmio conquistou a Taça Piratini (primeiro turno) e, desta forma, a equipe tem a obrigação de levar a Taça Farroupilha para obrigar a realização da "Super Final".
O jogo – Apesar da situação desanimadora do Juventude (que, no ano passado, foi rebaixado à Série D do Campeonato Brasileiro), o início da partida fez jus à tradição do clássico Ca-Ju.
Logo aos seis minutos, os donos da casa criaram a primeira oportunidade. Após boa tabela de Cristiano e Alex Telles, o atacante Júlio Madureira testou firme, porém por cima da meta de Renan.
Os vermelhos não se intimidaram e, com Oscar (recuperado de uma lesão no tornozelo direito) na meia cancha, responderam aos 19 minutos de forma letal. O argentino Bolatti se aproveitou da saída errada do Juventude e acertou um lindo chute. A bola encontrou o ângulo do arqueiro Jônatas: 1 a 0 Inter.
O duelo continuou equilibrado, mesmo com o maior volume dos visitantes. O Inter, composto por jogadores de maior qualidade, ditava o ritmo, enquanto o Juventude tentava ameaçar em lances fortuitos. E a receita surtiu efeito. Aos 27 minutos, o mesmo volante Bolatti derrubou Jardel na entrada da área. Fred cobrou com perfeição e deixou tudo igual no Estádio Alfredo Jaconi.
Na segunda etapa, o Inter voltou ainda mais incisivo. Aos 15 minutos, a equipe da capital gaúcha quase retomou a dianteira do placar. Após o lateral esquerdo Kleber acertar o travessão, Bolívar cabeceou e Rafael Pereira, de bicicleta, tirou em cima da linha.
Quatro minutos depois, o jovem Oscar carregou, levou para o meio e, de longe, bateu colocado. A bola explodiu no travessão do atordoado Juventude. Contudo, quando tudo conspirava a favor do Inter, um baque. Bolatti se atrapalhou, pôs a mão na bola, foi expulso e se candidatou a vilão.
Mas, apesar da espanada do argentino, o atacante Leandro Damião, até então apagado no confronto, deu show. O jogador, presente na última lista do treinador da seleção brasileira Mano Menezes, deu uma carretilha na linha de fundo e cruzou para Tinga. O volante dividiu com os zagueiros e entrou com bola e tudo. Um golaço nos pampas.
Mesmo com a inferioridade numérica, o Inter manteve-se superior e garantiu a vaga na final do Segundo Turno. O adversário será o Grêmio, que eliminou, no sábado, o Cruzeiro-RS.
O Colorado tem de vencer o Tricolor para levar a disputa do título gaúcho para a Super Final. Além dos possíveis confrontos pelo Estadual, os clubes arquirrivais podem se encontrar nas quartas de finais da Libertadores.