Antes de encarar o Internacional em Porto Alegre, o Vasco amargava a fama de ser um mau visitante, já que havia vencido longe de casa apenas uma vez. Contudo, esse panorama mudou nesta quarta-feira, quando o time de Celso Roth fez 2 a 0 na equipe de Gallo e chegou à terceira colocação, com 26 pontos, alcançando assim o G-4, zona de classificação para a Copa Libertadores.
O retrospecto longe da torcida, no entanto, ainda está longe de se igualar ao dos jogos realizados no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro. Isso porque o Vasco da Gama conseguiu seis vitórias e um empate em casa, mantendo-se ainda invicto em seus domínios. Já fora, os números indicam agora duas vitórias , um empate e cinco derrotas vascaínas.
O Internacional, porém, começou a partida no Beira-Rio muito mais ofensivo do que o Vasco. Logo no primeiro minuto, o time de Gallo conseguiu armar um ataque com Roger, que cruzou da direita para o meio da área e encontrou Alexandre Pato. A promessa colorada, no entanto, falhou na conclusão e desperdiçou a primeira grande chance do jogo.
Aos poucos, porém, o Vasco foi equilibrando o encontro e buscando alternativas para chegar ao campo adversário. Uma delas era o contra-ataque, tática que rendeu ao time visitante seu primeiro tento aos 31 minutos do primeiro tempo. Leandro Amaral dominou na esquerda e foi à linha de fundo para cruzar na área. Lá, Alan Kardec apareceu bem e cabeceou, sem chances para Clemer.
O gol incomodou o Internacional, que voltou a sofrer com os rápidos contra-ataques do Vasco. Aos 37, Rubens Júnior cruzou da esquerda, Alan Kardec cabeceou à queima-roupa e Clemer deu rebote nos pés de Leandro Amaral, que só teve que completar para as redes: 2 a 0. O placar favorável, então, prosseguiu até o intervalo e provocou vaias da torcida colorada ao time no final da etapa.
Já no segundo tempo, o Internacional voltou disposto a tirar a diferença sofrida no primeiro tempo e confirmar os três pontos em casa. Aos nove, Pato desperdiçou outra grande chance para o time da casa. O jovem atacante passou por Silvio Luiz na direita e tentou o chute de três dedos para o gol, mas o goleiro vascaíno se recuperou e conseguiu fazer a defesa a tempo.
A chance animou ainda mais o Inter, que foi todo ao ataque e criou duas boas chances consecutivas. A primeira foi desperdiçada por Wellington, que chutou sobre o gol de Silvio Luiz, enquanto a segunda foi perdida por Hidalgo, de cabeça. A grande chance, porém, veio na seqüência. Aos 14, Alex cruzou da esquerda para Pato, que se adiantou na marcação e chutou na trave do Vasco.
A partir daí, as chances passaram a se alternar, mas o Internacional ainda era mais perigoso do que o Vasco, que se preocupava mais em segurar o resultado favorável do que buscar o terceiro gol. Mesmo assim, o gol não saiu e o time carioca melhorou um pouco seu retrospecto como visitante e ainda conseguiu entrar no G-4, zona de classificação para a Copa Libertadores do ano que vem.
Na próxima rodada, o Internacional vai até Belo Horizonte encarar o Cruzeiro, enquanto Vasco recebe o Figueirense no Rio de Janeiro. As duas partidas estão marcadas para este domingo, dia 05, e são válidas pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Vale citar apenas que a primeira partida será realizada às 16 horas, enquanto a segunda acontece às 18h10 (de Brasília).