Apenas um empate bastava para a classificação, mas o Internacional fez mais: goleou o Atletico Maracaibo por 4 a 0, nesta terça-feira, no estádio Beira-Rio e garantiu a primeira colocação do grupo 6 da Copa Libertadores da América. Com o resultado, o time gaúcho encerrou a primeira fase com 14 pontos em seis partidas, melhor campanha entre os clubes brasileiros no torneio.
Com a derrota, o Maracaibo, azarão desta chave, ficou nos oito pontos e perdeu a segunda vaga nos mata-matas para o Nacional. O clube uruguaio encarou o Pumas, fora de casa, e arrancou um empate por 1 a 1. Desta forma, a equipe mexicana terminou como lanterna, com apenas um ponto. Os uruguaios aparecem em segundo lugar, com nove pontos.
Se todos os jogos da primeira fase já estivessem encerrados, o Internacional estaria em segundo lugar entre todos os classificados, atrás apenas do Vélez Sarsfield, que soma 16 pontos. Como não conseguirá ultrapassar o clube argentino, o Colorado deve torcer contra o paraguaio Libertad, no grupo 8, e Chivas Guadalajara, no grupo 1 para continuar onde está. Ambos somam 11 pontos e podem se igualar ao time brasileiro.
O time do técnico Abel Braga começou o jogo pressionando muito, mas não obteve sucesso e caiu de produção na metade do primeiro tempo. O Inter tocava muito a bola, mas sem objetividade e o gol acabou saindo em uma jogada que começou pelo ar. Fernandão recebe lançamento e escorou de cabeça para Adriano. O meio-campista recebeu na entrada da área livre, dominou e bateu no canto do goleiro direito do goleiro Angelucci.
Aparentemente conformado com o resultado – enquanto sabia do 1 a 0 do Pumas sobre o Nacional – o Maracaibo saía pouco para o ataque. Levou sufoco aos 23 minutos da etapa final, quando Iarley bateu da intermediária e carimbou a trave. Nove minutos depois, o gol que aumentou a vantagem colorada: Jorge Wagner bateu falta da esquerda e o zagueiro Bolívar subiu na área para cabecear com estilo e fazer 2 a 0.
Mas a festa no Beira-Rio não terminou aí. Michel ainda teve tempo de fazer o terceiro gol do encontro aos 38 minutos ao receber bola de Renteria e acertar bom chute da entrada da área. Dois minutos depois, foi a vez do próprio atacante colombiano deixar sua marcar e definir a parada. Iarley bateu rasteiro na área, a bola passou por Michel, mas Rentería desviou para o gol.