O Internacional conseguiu ao menos diminuir a dor da derrota de 5 a 0 para o Grêmio no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo, no Beira-Rio, o Colorado venceu o maior rival por 1 a 0 e, além de esquecer a goleada, encostou de vez no G4 da competição.
Com a vitória, o Inter chegou aos mesmos 56 pontos que o São Paulo. O time paulista, que sofreu uma goleada histórica neste domingo em clássico contra o Corinthians (6 a 1), segue na zona de classificação para a Copa Libertadores devido ao saldo de gols. Já o Grêmio, garantido na Liberta de 2016, segue em 3º lugar, com 62 pontos.
No Gre-Nal 408, a parte colorada de Porto Alegre teve mais motivos para se alegrar desde o início do jogo. O time da casa dominava as ações e, apesar das poucas chances de gol e da forte marcação, conseguia manter uma boa atuação. O prêmio pela superioridade veio aos n0ove minutos da etapa final, quando Vitinho marcou o gol da vitória.
Agora, o Inter se prepara para voltar a campo apenas no próximo sábado, às 19h30 (de Brasília), contra o Fluminense no Maracanã. No dia seguinte, às 17h, o Grêmio entra em campo para um confronto direto pela vice-liderança contra o Atlético-MG em sua Arena.
O jogo – Gre-Nal é sinônimo de jogo truncado, de muita marcação e com divididas fortes. Neste domingo, não foi diferente. Os primeiros minutos foram de muita tensão, faltas duras e poucas jogadas de ataque.
Logo aos quatro minutos, o lateral colorado William sofreu uma entrada dura de Everton e foi ao chão. Pouco depois, foi a vez de o goleiro tricolor Marcelo Grohe receber atendimento médico sentindo dores no tornozelo. Para alegria dos gremistas, nada grave aconteceu ao camisa 1.
A dificuldade para entrar na área adversária fez com que as equipes investissem em chutes a longa distância. Aos 17 minutos, Vitinho bateu e quase contou com o quique da bola para matar Grohe. O arqueiro, porém, conseguiu evitar a falha e espalmou. Também de fora da área, Éverton tentou para o Grêmio no minuto seguinte, mas chutou fraco, nas mãos de Alisson.
O Tricolor voltaria a criar uma boa chance aos 25, e à sua maneira: com muito toque de bola e velocidade. Walace veio de trás abrindo a defesa colorada e começou a jogada. Douglas recebeu na marca do pênalti e decidiu rolar para Giuliano na direita, mas o meio-campista pegou muito mal e bateu para fora.
Apesar do susto, o Inter continuava melhor em campo, e criaria a melhor oportunidade do primeiro tempo aos 34 minutos. Em jogada de velocidade, Vitinho recebeu de Anderson na direita e cruzou na medida para o mesmo Anderson, livre de marcação e com o gol aberto, cabecear por cima do gol.
O segundo tempo começou de maneia favorável para os colorados, que continuavam dominando a posse de bola e rondando a área rival. O prêmio veio logo aos sete minutos: Rodrigo Dourado ganhou dividida com Erazo na direita e rolou para Vitinho bater rasteiro, no contrapé de Grohe, para abrir o placar.
Baqueado com o gol sofrido, o Grêmio não conseguia responder e continuava sendo pressionado. Cobrando falta, Vitinho quase encobriu Marcelo Grohe e marcou o segundo gol no Beira-Rio, mas mandou por cima. Pouco depois, o goleiro gremista ainda salvaria o time espalmando um chute de Lisandro López da entrada da área.
O Tricolor aos poucos foi retomando o fôlego e subiu de produção os minutos finais. No entanto, a falta de objetividade continuava sendo um empecilho. Aos 27, Giuliano foi lançado com liberdade na esquerda e rolou para o meio. Luan chegou de trás e tinha tudo para bater a gol, mas decidiu segurar a bola e fintar Alisson. O goleiro colorado fechou o ângulo, e o atacante teve de tocar para o mesmo Giuliano, que mandou para fora.
Aos 31 minutos, foi a vez de Pedro Rocha, que entrou no intervalo no lugar de Everton, arriscar de longe, mas o goleiro Alisson foi bem e espalmou para escanteio. O arqueiro colorado voltaria a trabalhar para evitar o empate do rival aos 40, em um chute de Bobô.