Com pragmatismo e “pés no chão”, o Inter segue invicto como mandante no Campeonato Brasileiro e retomou a liderança na noite chuvosa desta quinta-feira (16): venceu o forte Atlético-MG por 2 a 0. O Inter soma 19 pontos, enquanto o Atlético-MG tem apenas 7 e fica na 18ª posição, na zona do rebaixamento.
O Inter entrou em campo disposto a atacar desde o primeiro lance: logo no primeiro minuto, Sasha conseguiu uma boa chance de gol, ao tocar na saída de Victor e encobrir o goleiro. A bola foi para fora. Aos 8 minutos, Alex obrigou Victor a fazer uma boa defesa após chute da intermediária.
Enquanto o Atlético Mineiro tentava trocar passes no último terço do campo e esbarrava na defesa bem postada do Inter, a equipe colorada buscava passes pelas laterais, infiltrações e cruzamentos. O Galo passou a ter uma postura mais defensiva a partir da metade do primeiro tempo, obrigando o Inter a buscar o ataque e encontrar os espaços.
No último terço do 1º tempo, a principal arma colorada passou a aparecer: os escanteios. Aos 31, Ernando cabeceou na área e obrigou Victor a fazer uma boa defesa. Aos 32, após uma nova jogada lateral, Ferrareis chutou para o gol e Vitinho concluiu impedido: gol anulado. Aos 34, surgiu o gol do Inter: após uma saída de jogo errada do Atlético Mineiro, Vitinho avançou pelo lado direito e cruzou em diagonal, encontrando Sasha do outro lado da área, em uma das suas posições preferidas para finalizar: 1 a 0. Sasha chegou a 10 gols pelo Inter na temporada.
Depois do gol, o Inter passou a recuar, deixando a bola para o Atlético Mineiro, que não conseguia finalizar nem construir chances claras de gol. Robinho, Júnior Urso e Carlos chutaram, mas sem perigo para Danilo Fernandes.
No segundo tempo, o panorama se alterou pouco: na primeira metade, o Atlético-MG tentava achar espaços através das trocas de passes, enquanto o Inter atacava usando as laterais do campo e as pontas. A principal diferença foi a chuva, que passou a assolar o gramado do Beira-Rio.
Aos 10 do 2º tempo, a primeira boa finalização do Atlético na partida: Robinho, de fora da área, obrigou Danilo Fernandes a espalmar para o lado e fazer boa defesa. No escanteio, Leonardo Silva cabeceou e Danilo defendeu. Aos 17, duas mudanças: Anderson entrou no lugar de Alex e Clayton no lugar de Carlos César.
Assim como na partida contra o América-MG, a entrada de Anderson deu mais velocidade ao ataque do Internacional e proporcionou à equipe colorada a chance de esperar o erro do Atlético-MG. Aos 26, Carlos Eduardo entrou no lugar de Carlos para tentar mais vitórias pessoais para as finalizações.
Aos 29 minutos, o Inter ampliou o placar na sua jogada preferida: o contra-ataque com cruzamento para a área. Quem puxou o contra-ataque foi Anderson, que entrou em alta velocidade pelo lado esquerdo e cruzou para Vitinho, que finalizou de primeira para dentro do gol: 2 a 0.
O Atlético Mineiro passou a ficar mais com a bola no último terço do campo, mas isso raramente se traduzia em chances perigosas de gol, uma vez que a equipe conseguia poucas infiltrações na defesa bem postada do Inter. A melhor chance foi com Robinho, aos 38 minutos do 2º tempo: após uma tabela com Fred, ele tocou na saída de Danilo Fernandes, que fez uma excelente defesa e tocou para fora. O Galo não aproveitou o escanteio.
O Inter ainda teria uma chance incrível perdida por Sasha aos 44 do 2º tempo: após um erro na saída de bola, Sasha saiu na frente de Victor, deslocou o goleiro e chutou no canto, mas a bola bateu na trave.