O Internacional venceu o São José-RS por 1 a 0, nesse sábado, no gramado sintético do Estádio do Passo d’Areia, e garantiu a vaga na final do Campeonato Gaúcho. O único gol da partida foi marcado pelo zagueiro Ernando, aos 29 minutos da etapa complementar. O resultado foi suficiente para garantir a presença do Colorado na decisão, uma vez que o primeiro jogo entre as equipes, disputado no Beira-Rio, havia terminado empatado por 0 a 0.
O rival do Inter na final do Gaúcho será conhecido nesse domingo. O Grêmio enfrentará às 16 horas (de Brasília) o Juventude, em sua arena. A equipe tricolor precisará reverter a vantagem do rival, que venceu o primeiro jogo, em Caxias do Sul, por 2 a 0.
O Jogo – Poucas emoções estavam reservadas para o primeiro tempo. Aos 16 minutos, o colorado Andrigo arriscou um chute de longe e Fábio fez a defesa com tranquilidade. A resposta do São José só saiu aos 28 minutos, após o atacante Rafinha pegar a sobra dentro da área e desperdiçar a melhor chance da etapa inicial. O susto levou o Inter a adotar uma postura ainda mais cautelosa e apostar nos chutões para chegar ao ataque.
Quando optou por trocar passes no gramado sintético, o Inter mostrou boa evolução e assustou o goleiro rival. Aos 38 minutos, Andrigo tocou rasteiro para o centro da área e Anderson chutou para fora na frente do gol. A torcida do Colorado esperava que o time engrenaria após a chance desperdiçada, mas a apatia dos jogadores persistiu no começo do segundo tempo.
Em meio à escassez de chances de gol, o São José sofreu uma baixa após o atacante Heliardo machucar o joelho. Ele foi substituído por Chico, aos 11 minutos. A mudança prejudicou o poder ofensivo do time mandante, abrindo o caminho para que o Inter ficasse mais tempo com a bola. Apesar de dominar o meio-campo e ditar o ritmo do jogo, a equipe do técnico Argel Fucks não conseguia converter a superioridade em chances claras de gol.
Andrigo, aos 25, teve uma oportunidade de ouro para abrir o marcador. Após o cruzamento de Paulão, o jogador colorado aproveitou a sobra dada pelo zagueiro adversário e ficou na frente do goleiro. O meia, no entanto, deu um chute displicente na bola e isolou para a linha de fundo.
O alívio para Argel Fucks veio aos 29 minutos. Depois de um lançamento para a área, Paulão subiu mais alto que a defesa e ajeitou a bola para o zagueiro Ernando finalizar com força, sem chances para o goleiro Fábio. O gol era tudo o que o Inter precisava. O time administrou o resultado até o final da partida e assegurou a vaga na final.