A aposentadoria do goleiro Rogerio Ceni, que começou sua carreira no Sinop Futebol Clube e tornou-se grande ídolo do São Paulo e maior goleiro artilheiro no mundo, continua repercutindo no exterior. Os principais jornais esportivos estão destacando, desde ontem, o adeus do mito, que terá memorável partida de despedida nesta sexta-feira, às 20hs, no Morumbi, onde se consagrou com defesas espetaculares e gols memoráveis.
A CNN – principal rede de TV nos Estados Unidos- enalteceu Ceni e, em seu portal, colocou foto do jogador. O jornal francês L'Équipê chegou a comparar a longevidade do capitão tricolor com Ryan Giggs, ex-Manchester United.
O Clarín, da Argentina, destaca Ceni como o arquero goleador que disse adeus. O alemão Bild estampa foto de Ceni vibrando após ter marcado gol.
O jornal português Record também fez reportagem sobre a despedida de Ceni.
Na partida de sexta, o goleiro será homenageado no Morumbi em jogo entre um combinado dos bicampeões mundiais de 1992 e 1993 e o time que alcançou o topo do planeta em 2005, algo que já atraiu mais a atenção dos são-paulinos que 18 dos 19 duelos em casa pelo Brasileiro. A venda de ingressos até ontem já era considerada a quarta maior no Morumbi.
Além da partida, os tricolores que marcarem presença no evento devem presenciar uma grande festa para marcar a aposentadoria do goleiro-artilheiro depois de mais de 25 anos de serviços prestados ao clube, com mais de 1200 partidas disputadas e 131 gols anotados.
A ideia inicial da diretoria era promover partida contra a equipe do Liverpool de 2005, adversária do jogo mais emblemático da carreira do mito são-paulino por ele ter sido destaque da vitória por 1 a 0 que levou o tricampeonato mundial ao Morumbi. Mas a missão de reunir aquele time dos Reds foi considerada praticamente impossível, e um novo plano foi traçado com figuras identificadas ao Tricolor e de mais fácil acesso.