Mantido no cargo de presidente interino da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), com a prorrogação da licença de Carlos Orione, Helmute Lawisch assumiu publicamente o desejo de concorrer à presidência da entidade. Para isso, pretende antecipar as eleições para janeiro de 2015. A afirmação foi feita durante entrevista à rádio CBN Cuiabá, ontem.
“Não volto atrás em minhas decisões. Sou candidato. Consultei minha família e pretendo sim ficar mais quatro anos à frente da federação”, confirmou o presidente licenciado do Luverdense Esporte Clube.
Helmute confirmou que vai antecipar as eleições para janeiro de 2015, mas adiantou que pretende conduzir um processo democrático. “A eleição será aberta a quem quiser se candidatar, queremos conduzir esse pleito da maneira mais democrática e transparente possível”.
Assim, alguns atuais vice-presidentes da entidade poderão concorrer ao cargo; entre eles João Carlos de Oliveira Santos, que é vice-presidente da entidade há mais de 20 anos. Ao contrário de Helmute, João Carlos ainda não se posicionou publicamente sobre sua provável candidatura. No ano passado chegou a se cogitar o nome do ex-presidente do União, Pedro Jacir Bongiolo, mas a candidatura não passou de um balão de ensaio. O ex-jogador, técnico e secretário estadual de esportes, Admir Moreira, atual diretor de projetos especiais da FMF, também chegou a ensaiar uma candidatura, mas recuou quando Helmute assumiu.
A posição de Helmute não é nenhuma surpresa. Quando fundou o Luverdense, em 2004, e de cara conquistou o primeiro título, o dirigente já demonstrava a intenção de modernizar o futebol regional. Tanto que nesse curto espaço de tempo levou o Luverdense à Série B do Campeonato Brasileiro e com chances de ascender nesta temporada.