O presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Helmute Lawisch, anunciou a criação do Departamento de Formação da Base, ontem, após reunião com os dirigentes de ligas amadoras espalhadas pelo Estado. Destacou que o departamento tem a finalidade de promover o futebol de base e como medida de incentivo será realizado, em dezembro, a Copa Pantanal sub-17.
Um calendário inicial também foi estipulado e a tendência é de que, no próximo ano, seja disputado o primeiro Campeonato Mato-grossense sub-15 com a participação de diversos times. “O nosso futebol precisa de uma renovação de talentos. É importante parar de importar talentos de fora, temos pessoas aqui e é preciso trabalhar na formação da categoria base”, por meio da assessoria.
O coordenador das categorias de base do Rondonópolis Esporte Clube, Márcio Schmidt, avalia como positiva a reunião para discutir o assunto. “É realmente uma ideia pioneira, o primeiro grande passo para categoria de formação”. Ele ressaltou que o início dos atletas é igual na questão educacional e tem que começar de cedo. Ele citou o próprio clube como exemplo, que trabalha desde o sub-9.