As equipes de handebol (feminina e masculina) e a equipe feminina de basquete de Sinop representarão o Estado no maior evento esportivo acadêmico do Brasil. As Olimpíadas Universitárias (JUBs) terão início, amanhã, para as modalidades individuais e, a partir de terça-feira (23), para as modalidades coletivas, nas quais os atletas sinopenses participam. Cerca de três mil competidores dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal disputarão os jogos.
O basquete feminino, que já participou seis vezes da competição, é treinado pelo professor Gabriel Vasconcelos, que está ansioso pelo início da competição. “Realizamos treinamentos todos os dias para podermos brigar por boas posições lá. Estamos na segunda divisão e a nossa meta é chegar na semifinal para garantir a divisão principal. Se chegarmos, claro que iremos com tudo brigar pelo título”, enfatizou o treinador ao Só Notícias.
A equipe masculina de handebol já está na primeira divisão e a expectativa é de encontrar grandes adversários e realizar ótimas partidas em busca do título. A feminina faz parte de uma divisão especial. Será a quinta participação deles nas Olimpíadas. O responsável pelas equipes é o professor Luiz Simon, que aproveitou de outros campeonatos, para treinar seus atletas e prepará-los para o grande evento do esporte universitário.
As equipes sinopenses garantiram vagas nos Jubs após conquistarem títulos nas Olímpiadas Universitárias Estaduais, realizadas em julho, em Cuiabá. As delegações embarcam para Foz do Iguaçu (PR), onde acontece as Olímpiadas, no sábado (20).
A cerimônia de abertura acontece amanhã, às 19h30, no mirante da Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu e contará com a participação da judoca campeã olímpica, Sarah Menezes, que acenderá a Pira Olímpica, dando início aos jogos, que se estenderá até o dia 27.