quinta-feira, 12/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Hamilton vence no Canadá complicada e é o novo líder na Fórmula 1

PUBLICIDADE

Desde os treinos livres, uma opinião era unânime entre os pilotos: o asfalto de Montreal estava provocando um grande desgaste nos pneus. Sebastian Vettel, por exemplo, chegou a confessar ter a sensação de estar correndo em um rali. Neste domingo, a impressão ficou ainda mais acentuada e Lewis Hamilton teve muito trabalho para vencer o GP do Canadá.

Tanto os compostos macios quanto os duros tiveram um grande desgaste neste domingo, de forma que o agressivo Hamilton chegou a ser ameaçado por Jenson Button e Fernando Alonso nas dez últimas voltas – donos de um estilo mais refinado de pilotagem, o atual campeão e o espanhol apresentavam um melhor rendimento no final da disputa.

Button, porém, evitou uma nova polêmica como a vista no GP da Turquia, há duas semanas: se em Istambul, ele tentou superar o compatriota na busca pelo primeiro lugar e criou um mal estar na equipe, desta vez ele se contentou em ser segundo. A dupla da Red Bull, Sebastian Vettel e Mark Webber, terminaram respectivamente na quarta e na quinta colocação.

Todo o esforço de Lewis foi recompensado na tabela de classificação: com os 25 pontos somados na América do Norte, ele assume a liderança do Mundial de Pilotos, com 109 pontos. Button é o segundo com 106, enquanto o ex-primeiro colocado Webber caiu para a terceira colocação, com 103.

O brasileiro Felipe Massa não teve um bom dia: após se envolver em um acidente com Vitantonio Liuzzi na largada, ele caiu para último e fez uma corrida de recuperação. No fim, porém, ao tentar ultrapassar Michael Schumacher levou um toque do alemão e terminou apenas em 15º – o incidente está sendo investigado pelos comissários de prova, entre eles o bicampeão mundial Emerson Fittipaldi.

Rubens Barrichello foi o 14º colocado, enquanto Lucas di Grassi amargou a 19ª e última colocação entre os pilotos que terminaram a prova, cinco voltas atrás do líder. Bruno Senna, com problemas na caixa de câmbio, abandonou na 13ª passagem.

Destaque ainda para o desempenho do suíço Sebastien Buemi, que, ameaçado de perder a vaga, fez uma bela corrida, chegou a liderar por alguns minutos e colocou a sua Toro Rosso na oitava colocação.

A corrida

As pretensões de Massa em conseguir um bom resultado no Canadá acabaram logo na largada, quando ele e a Force India de Vitantonio Liuzzi se tocaram, prejudicando a ambos. Obrigados a parar nos boxes para arrumar seus respectivos carros, ambos os pilotos caíram para as últimas posições, com o brasileiro "fechando a raia".

Pole-position, Hamilton fez uma boa largada e manteve a posição, mas a perdeu já na sétima volta quando entrou nos boxes para trocar os pneus macios com os quais largou por compostos duros. Com esta opção desde o início da disputa, a dupla da Red Bull, Sebastian Vettel e Mark Webber, assumiu a ponta.

O problema é que os pneus duros duraram menos que o esperado e ambos pararam logo na volta 14 – enquanto o primeiro manteve a escolha, o alemão colocou compostos macios. Melhor para o australiano, que voltou para o primeiro lugar na 27ª passagem, quando Hamilton, Alonso, Vettel e Button foram para os boxes novamente a fim de colocarem um novo jogo de pneus duros.

Superado por Button nos boxes, o alemão da Red Bull caiu para o quinto lugar e passou a sofrer atrás do atual campeão, já que possuía um carro bem mais rápido. Lá atrás, Massa se esforçava e conseguia tempos bem melhores que os adversários próximos.

O brasileiro até mesmo chegou a "se vingar" de Liuzzi, o ultrapassando na pista, mas todo o esforço foi por água abaixo quando ele foi tocado por Michael Schumacher na briga pelo nono lugar durante a 65ª volta e danificou a asa, sendo obrigado a novamente ir para os boxes e terminando em 15ª colocação.

Entre os ponteiros, Webber foi perdendo rendimento pouco a pouco e permitindo a chegada dos rivais: na 43ª volta, por exemplo, ele era em média 1s5 mais lento que Hamilton. A ultrapassagem não demorou muito a acontecer e, logo na sequência, Mark entrou nos boxes para usar compostos macios. Ele caiu então para a quinta posição e de lá não mais saiu.

Com todos os pneus com problemas, o fim de prova se tornou dramático. Quando Button conseguiu superar Alonso, a dez voltas do fim, os torcedores tiveram a impressão de que ele repetiria a Turquia e atacaria Hamilton, visto que tinha um carro melhor. Mas isto não aconteceu e o campeão de 2008 assumiu a ponta da temporada 2010.

A próxima etapa da Fórmula 1, o GP da Europa, será disputada no dia 27, no circuito de rua de Valência (Espanha).

Confira o resultado final do GP do Canadá:

1º Lewis Hamilton (ING/McLaren): 70 voltas
2º Jenson Button (ING/McLaren): a 2s2
3º Fernando Alonso (ESP/Ferrari): a 9s2
4º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull): a 37s8
5º Mark Webber (AUS/Red Bull): a 39s2
6º Nico Rosberg (ALE/Mercedes): a 56s0
7º Robert Kubica (POL/Renault): a 57s3
8º Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso): a uma volta
9º Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India): a uma volta
10º Adrian Sutil (ALE/Force India): a uma volta
11º Michael Schumacher (ALE/Mercedes): a uma volta
12º Jamie Alguersuari (ESP/Toro Rosso): a uma volta
13º Nico Hulkenberg (ALE/Williams): a uma volta
14º Rubens Barrichello (BRA/Williams): a uma volta
15º Felipe Massa (BRA/Ferrari): a uma volta
16º Heikki Kovalainen (FIN/Lotus): a duas voltas
17º Vitaly Petrov (RUS/Renault): a duas voltas
18º Karun Chandhok (IND/Hispania): a quatro voltas
19º Lucas di Grassi (BRA/Virgin): a cinco voltas

Abandonaram:
Timo Glock (ALE/Virgin): 50ª volta
Jarno Trulli (ITA/Lotus): 42ª volta
Pedro de la Rosa (ESP/Sauber): 20ª volta
Bruno Senna (BRA/Hispania): 13ª volta
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber): 1ª volta

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sport Sinop confirma mais duas novas contratações

Dois novos atletas foram contratados para reforçar o Sport...

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...

Cuiabá e União de Rondonópolis são confirmados na Copa Verde 2025

Cuiabá e União de Rondonópolis foram confirmados como representantes...
PUBLICIDADE