O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, venceu neste domingo o GP da Austrália, prova que abriu a temporada 2008 do Mundial da Fórmula 1. A corrida foi marcada pelos abandonos: dos 22 que largaram, apenas 6 chegaram ao final.
Nick Heidfeld, da BMW, e Nico Rosberg, da Williams, completaram o pódio da prova disputada no circuito de Albert Park, em Melbourne. “Nós tivemos, realmente, um ótimo início. Todos fizeram um ótimo trabalho neste final de semana”, disse Hamilton. “É uma ótima forma de começar a temporada”, completou o inglês.
O brasileiro Rubens Barrichello, da Honda, cruzou na 6ª colocação, mas acabou desclassificado por ter reabastecido seu carro quando os boxes estavam fechados.
A grande decepção do GP australiano foi a Ferrari. Kimi Haikkonen, atual campeão mundial, abandonou a prova por causa de problemas mecânicos.
Depois de largar em 15º, o finlandês chegou a ocupar o segundo posto, mas acabou saindo da pista duas vezes durante disputas de posição. Porém, com a desclassificação de Barrichello, acabou herdando o oitavo lugar e um ponto.
Já as chances de vitória de Felipe Massa, da Ferrari, praticamente desapareceram na primeira volta. Logo após a largada, o brasileiro rodou e bateu no muro após tentar tomar a terceira posição de Kovalainen. Massa ainda voltou a correr, mas abandonou a prova na 30ª volta, após problemas mecânicos em seu carro.
Em sua estréia na Fórmula 1, Nelsinho Piquet também teve problemas e acabou abandonando também na 30ª volta. Já o bicampeão Fernando Alonso, de volta à Renault, foi o quarto colocado.
A próxima prova da temporada será disputada na Malásia, no circuito de Kuala Lampur, no dia 23 de março.