PUBLICIDADE

Hamilton larga na pole no GP de Montreal de Fórmula 1; Massa é 6º

PUBLICIDADE

De volta a Montreal, circuito no qual conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1, Lewis Hamilton confirmou o favoritismo mostrado nos treinos livres da sexta-feira e, assim como em 2007, sairá da pole-position no GP do Canadá. A segunda posição ficou com o polonês Robert Kubica, seguido por Kimi Raikkonen, da Ferrari.
Dono de bons desempenhos nos treinos classificatórios na atual temporada, Felipe Massa apresentou dificuldades especialmente na parte final da pista e sairá apenas da sexta posição. Como ele havia ficado com o segundo lugar nas duas primeiras fases do treino, a expectativa é que o paulista tenha preferido colocar mais gasolina no carro, correndo com um equipamento pesado na Super Pole.

Líder do Mundial, Hamilton não deu chances aos adversários em nenhum momento, dominando o treino classificatório inteiramente. Ele até chegou a ser ameaçado por Robert Kubica nos últimos segundos da sessão da tarde deste sábado, mas em seguida deu uma verdadeira aula de pilotagem e cravou 1min17s886, contra 1min18s498 do adversário.

Bicampeão mundial, Fernando Alonso voltou ao melhor de sua forma depois de uma performance ruim e Mônaco e conseguiu colocar sua Renault em quarto lugar, à frente da Williams de Nico Rosberg. Companheiro de Hamilton, Heikki Kovalainen decepcionou e sairá apenas em sétimo lugar, uam posição melhor que Nick Heidfeld, da BMW Sauber, outro que tem ficado à sombra de seu colega de equipe.

Cada vez mais ameaçado na Renault, Nelsinho Piquet mais uma vez não conseguiu mostrar seu talento e, apesar de ter conseguido passar pelo primeiro corte do treino, não foi além de uma 15ª posição. O dia, porém, não foi de todo ruim para os brasileiros: Rubens Barrichello conseguiu seu melhor desempenho no ano e sairá da nona colocação, um feito notável para quem dirige apenas uma Honda.

O treino – O treino classificatório deste sábado teve somente 19 dos 20 pilotos da Fórmula 1. Depois de bater na terceira sessão livre, durante a manhã, o alemão Sebastian Vettel não tinha equipamento para ir à pista. Na parte final do grid, ele terá a companhia de seu companheiro de equipe, Sebastien Bourdais, que foi o 16º colocado, mas perderá cinco posições por ter trocado o câmbio.

Melhor piloto da sexta-feira, Hamilton foi o melhor desta fase, seguido por Felipe Massa. Destaque ainda para o bom desempenho de Fernando Alonso, que conseguiu colocar a Renault em sexto lugar. Seu companheiro de equipe, Nelsinho Piquet ficou com a 15º posição, a última que dá direito ao piloto continuar na pista.

O filho do tricampeão mundial, porém, não conseguiu melhorar o desempenho no Q2, liderado mais uma vez por Lewis Hamilton, e neste domingo irá largar mesmo em 15º. O destaque desta fase do treino foi Rubens Barrichello, que, mesmo guiando um carro com fraco desempenho em retas, passou para a disputa da Super Pole.

Nesta fase, Rubinho até chegou a ser ameaçado nos últimos segundos pelo japonês Kazuki Nakajima, mas o piloto da Williams não conseguiu bater a marca do brasileiro e ficou em 12º lugar. O ex-ferrarista, aliás, ainda foi beneficiado pela batida do australiano Mark Webber ao voltar para os boxes bateu o carro e não pôde voltar à pista. Com isso, conquistou um excelente nono lugar.

Piloto da Toyota, Jarno Trulli também não estava em um bom dia e rodou duas vezes durante a sessão da tarde deste sábado, conseguindo apenas a 14ª colocação. Enquanto isto, seu companheiro de equipe Timo Glock sairá em 11º. Destaque negativo ainda para o inglês Jenson Button, que fez o pior tempo do treino e só não ficará na lanterninha por conta dos problemas na Toro Rosso.

A parte final da disputa classificatória não foi nada boa para Felipe Massa, que não conseguiu apresentar uma performance veloz em nenhum momento, marcando um melhor de 1min19s048. Desta forma, o real oponente de Hamilton foi o polonês Robert Kubica, que chegou a tirar a pole do inglês nos últimos segundos da classificação. O piloto da McLaren, entretanto, ainda tinha uma nova volta para dar e, com um desempenho impressionante, superou o rival em mais de meio segundo, garantindo assim o primeiro lugar no grid de largada.

Confira o grid de largada para o GP do Canadá, que começa às 14 horas (horário de Brasília) deste domingo:

1º – Lewis Hamilton (ING/McLaren) – 1min17s886
2º – Robert Kubica (POL/BMW) – 1min18s498
3º – Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) – 1min18s735
4º – Fernando Alonso (ESP/Renault) – 1min18s746
5º – Nico Rosberg (ALE/Williams) – 1min18s844
6º – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1min19s048
7º – Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) – 1min19s089
8º – Nick Heidfeld (ALE/BMW) – 1min19s633
9º – Rubens Barrichello (BRA/Honda) – 1min20s848
10º – Mark Webber (AUS/Red Bull) – 1min17s523 (não foi à pista no Q3)

11º – Timo Glock (ALE/Toyota) – 1min18s031
12º – Kazuki Nakajima (JAP/Williams) – 1min18s062
13º – David Coulthard (ESC/Red Bull) – 1min18s238
14º – Jarno Trulli (ITA/Toyota) – 1min18s327
15º – Nelsinho Piquet (BRA/Renault) – 1min18s393

16º – Adrian Sutil (ALE/Force India) – 1min19s108
17º – Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) – 1min19s165
18º – Jenson Button (ING/Honda) – 1min23s565
19º – Sebastién Bourdais (FRA/Toro Rosso) – 1min18s916 – perdeu cinco posições por trocar o câmbio
20º – Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso) – sem tempo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sport Sinop confirma mais duas novas contratações

Dois novos atletas foram contratados para reforçar o Sport...

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...

Cuiabá e União de Rondonópolis são confirmados na Copa Verde 2025

Cuiabá e União de Rondonópolis foram confirmados como representantes...
PUBLICIDADE