O primeiro Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1 terá Lewis Hamilton na ponta do grid de largada. O britânico da Mercedes garantiu a pole position no treino classificatório deste sábado ao estabelecer a marca de 1min38s513, com vantagem confortável para os concorrentes. Felipe Massa teve problemas em sua Williams e sai apenas em 18º.
Esta é a sétima pole position de Lewis Hamilton na temporada, o que o deixa uma atrás do alemão Nico Rosberg, seu companheiro de equipe e rival na briga pelo título no campeonato dominado pela Mercedes. O brasileiro Felipe Massa foi o único a quebrar a hegemonia da montadora alemã nos grids de largada, obtendo a pole na Áustria.
Com a marca de 1min38s513, Hamilton teve 0s200 de vantagem sobre Rosberg, que mais uma vez larga na segunda colocação. O britânico foi o mais rápido na sexta-feira de treinos livres e também na atividade que antecedeu o treino classificatório, sempre deixando o alemão na segunda colocação.
Companheiro de Felipe Massa na Williams, o finlandês Valtteri Bottas mais uma vez mostrou força e abre a segunda fila, em que também está o britânico Jenson Button. Massa sofreu com falhas mecânicas em sua Williams durante o treino classificatório. Problemas na bomba de combustível impediram que o motor de seu carro funcionasse corretamente. Como resultado, ele andou no ritmo das equipes pequenas do Mundial e acabou eliminado ainda no Q1, com a 18ª posição do grid.
Largando da quinta colocação estará o piloto local Daniil Kvyat, logo à frente de Daniel Ricciardo. Fernando Alonso, Kimi Raikkonen, Jean Éric-Vergne e Sebastian Vettel completam a lista dos dez primeiros. O dinamarquês Kevin Magnussen fez o sexto tempo, mas cumpre uma punição de cinco postos e por isso sai em 11º.
A primeira edição do Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1 ocorre na manhã deste domingo, às 8h (de Brasília). A prova é realizada no recém-construído Autódromo de Sochi, localizado no Parque Olímpico das Olimpíadas de Inverno de 2014.