A comemoração do inglês Lewis Hamilton pela pole position no Grande Prêmio da Espanha durou poucas horas. O piloto da McLaren fez a volta mais rápida no treino classificatório deste sábado, mas foi punido pelos comissários do GP, por ter descumprido o regulamento na questão do combustível, deixando assim o primeiro lugar ao venezuelano Pastor Maldonado, da Williams.
De acordo com os organizadores da Fórmula 1, depois de sua volta, Hamilton teria de retornar aos boxes, deixando ainda um litro de combustível para ser analisado pela Federação Internacional de Automobilismo. Porém, como não tinha a quantidade suficiente no tanque para chegar à área da McLaren, o piloto parou o carro no meio da pista.
A punição determina que Hamilton largará no último lugar na classificação, melhorando uma posição para todos os demais pilotos. O inglês foi penalizado justamente depois de uma ampla superioridade no treino, quando cravou o tempo de 1m21s707.
Já Maldonado, que ficou em segundo no treino com 1m22s285, foi promovido assim para o primeiro lugar. Quem também pôde comemorar é o espanhol Fernando Alonso, que pulou do terceiro posto para o segundo, justamente na corrida que fará diante de sua torcida.
Os brasileiros ainda estão em situação complicada no grid. Agora, Felipe Massa e Bruno Senna largarão em 16º e 17º, respectivamente.